Fiéis poderão participar de celebrações no Cemitério Municipal e nas capelas da cidade ao longo do dia
O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é um dos momentos mais significativos do calendário cristão.
A data, dedicada à memória dos falecidos, será neste domingo, reunindo fiéis em celebrações e homenagens em todo o país.
Origem e significado da data
A tradição do Dia de Finados tem origem na Idade Média, por volta do século XI, quando a Igreja Católica passou a dedicar um dia específico à oração pelos mortos.
A iniciativa partiu dos monges beneditinos da Abadia de Cluny, na França, que em 998 instituíram o 2 de novembro como uma data para lembrar e rezar por todos os fiéis falecidos.
A celebração rapidamente se espalhou por toda a Europa e, com o passar dos séculos, foi incorporada às práticas religiosas em diferentes partes do mundo, chegando ao Brasil com os colonizadores portugueses.
No país, o Dia de Finados é marcado por manifestações de fé, saudade e esperança, reunindo milhões de pessoas em cemitérios e igrejas.
É um momento de reflexão sobre a vida, o amor e a espiritualidade, no qual as famílias prestam homenagens aos seus entes queridos por meio de flores, velas e orações.
Tradições e impacto econômico
Além do aspecto religioso e emocional, a data também movimenta a economia. O aumento na procura por flores, velas e artigos religiosos aquece as vendas de pequenos comércios e floriculturas em todo o país.
Segundo dados de associações do setor, as vendas de flores podem crescer até 30% na semana que antecede o feriado, especialmente de espécies como crisântemos, lírios e rosas, que simbolizam respeito e saudade.
Celebrações do Dia de Finados em Ituverava
Em Ituverava, o movimento também se intensifica, com famílias visitando o Cemitério Municipal “Ariró Procópio dos Santos”, onde ocorre a tradicional Missa das 8h, rezada pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, momento de oração e recordação dos entes queridos.
Em razão desta celebração, não haverá a tradicional Missa das 8h na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
As demais celebrações da Paróquia Nossa Senhora do Carmo seguirão os horários habituais nas capelas da cidade: 8h – Capela Nossa Senhora Aparecida (Alto da Estação); 9h30 – Capela São Pedro e São Paulo; 9h30 – Capela de Capivari da Mata; 10h – Capela de Aparecida do Salto; 17h – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e 19h – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
Paróquia São João Batista
Já na Paróquia São João Batista, as celebrações em memória dos falecidos acontecerão: às 7h30 – Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Nosso Teto; às 9h30 – Matriz São João Batista; às 17h – Capela Imaculada Conceição, na Vila São Jorge e às 19h, novamente na Matriz São João Batista.
Preparativos para visitação
Segundo o administrador do Cemitério Municipal “Ariró Procópio dos Santos”, Marcelo Menezes da Silva a expectativa é de que, com base nas estimativas do ano passado, cerca de 5 mil visitantes passem neste Dia de Finados tanto pelo local quanto pelo Cemitério Bom Pastor.
De acordo com ele, os preparativos começaram com antecedência, tendo como foco a limpeza e a organização dos espaços.
“Estamos realizando o roçamento da grama, o recolhimento e descarte de vasos e flores antigas, a pintura das guias, além da remoção de entulhos e galhos”, disse Menezes.
“Também estamos atentos ao atendimento ao público, para que todos possam visitar seus entes queridos com conforto e segurança”, destaca o administrador Marcelo.

