Ituverava entra em racionamento de água a partir de 30 de setembro

Racionamento foi dividido em dois setores. No setor I, a ação será realizado em dias pares, e no setor II em dias ímpares

Cachoeira Salto Belo, principal fonte de abastecimento de Ituverava

A partir da próxima quinta-feira, 30 de setembro, considerando a maior crise hídrica do país, a Prefeitura de Ituverava e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ituverava (SAAE) iniciarão o racionamento de água em Ituverava.
Devido à falta de chuvas, do nível baixo do Rio do Carmo, às altas temperaturas e o consumo excessivo de água, o racionamento será necessário para preservar o nível dos reservatórios do município.
Desde o início do ano, o SAAE vem promovendo ações para manter a distribuição de água para toda a população, monitorando diariamente o abastecimento e conscientizando a população sobre a necessidade de economia de água. No entanto, com a diminuição de 80% do nível normal do Rio do Carmo o SAAE foi obrigado adotar o racionamento, assim como em diversas cidades da região onde a medida já está em vigor.
Divisão de setores
O racionamento será em dois setores da cidade. No setor I, será em dias pares, e no setor II em dias ímpares. A ação será das 13h às 17h, do dia 30 de setembro ao dia 30 de outubro, havendo a possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.
O SAAE e a Prefeitura de Ituverava reforçam ainda que, mesmo com o racionamento, é necessário que a população esteja consciente e evite desperdícios de água. Para tanto, deve adotar pequenos hábitos, como: fechar a torneira para lavar a louça, ao escovar os dentes ou fazer a barba; racionar água ao lavar o quintal e também as roupas; evitar lavar calçadas e veículos e diminuir o tempo de banho.

Fiscalização
O SAAE de Ituverava estará fiscalizando e notificando quem desperdiçar água, conforme a Lei Municipal nº4301/14, e também quem tem ligações clandestinas ou sem hidrômetros.

Confira os setores e bairros no cronograma abaixo: Horário: 13h às 17h

Setor I (dias pares)

Abastecidos pelos reservatórios da Estação, Tropical e Guanabara, Alto da Estação, Parque do Trevo, Jardim Modelo, Cidade Universitária, Tropical I e II, Parque das Andorinhas, Guanabara I, II, III, IV e Carminha Sandoval

Setor II (dias ímpares)

Abastecidos pelos reservatórios do Moacir França, Cohab e Praça 10 de Março, Jardim Marajoara, Benedito Trajano Borges, Cohab, Cecap, Vila Celina, Nosso Teto, Dr. Lúcio Adalberto Lima Machado, Jardim Primavera, Parque das Nações, Centro, Jardim Independência, Vila Beatriz, Largo do Rosário, Vila São Jorge e Parque dos Esportes.