
Artigo abordou fase inicial do projeto que está sendo implantado, com foco na eliminação do desperdício e redução de gastos
Entre os dias 18 e 20 de abril, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria Municipal da Saúde participou do 320 Congresso de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo.
O artigo intitulado “Um Novo Modelo de Gestão Baseado no Pensamento Lean para Eliminação do Desperdício e Redução de Gastos na Saúde Pública do Município de Ituverava/SP”, foi escrito pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; pelo Gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; pelo Especialista em Lean Manufacturing, Fred Salomão Mota Machado; pelo Secretário Municipal da Saúde, Alcides Antônio Maciel Júnior; pelas Farmacêuticas Ludmila Gir Cola e Ana Paula Justino Barbosa Pedroso; e pela Assessora de Nível Médio, Márcia Cintra Molina de Oliveira.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o artigo abordou a fase inicial do projeto que está sendo implantado no município, com foco na eliminação do desperdício e redução de gastos, desde o fornecimento de medicamentos até a entrega ao paciente, buscando solucionar problemas para uma melhor qualidade da saúde oferecida à população atendida pelo SUS em Ituverava.
O artigo
O Lean foi escrito no final dos anos de 1980, apresentando um novo modelo de produção criado pela Toyota Motor Company, com foco na gestão da redução do desperdício, ofertando-se valor aos clientes por meio de processos estáveis e regulados.
Com essa filosofia, a partir de agosto de 2017, a Secretaria Municipal da Saúde de Ituverava iniciou o levantamento sobre o processo de compra e fornecimento dos insumos em saúde, no Almoxarifado da Saúde, da quantidade comprada, gastos, acondicionamento, entrega para as Unidades de Saúde e paciente.
Em setembro de 2017, foi formada uma comissão composta por uma equipe técnica pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Gestor em Saúde, Especialista em Lean Manufaturing, Farmacêuticos e Assessora de Nível Médio.
Posteriormente, foi analisado como são feitas as solicitações da Farmácia Central e nas nove Unidades de Saúde mantidas pela Secretaria da Saúde e dispensadoras de medicamentos, desses produtos ao almoxarifado.
Foi analisado também o transporte, possíveis intercorrências, tempo de espera da solicitação até a entrega na Unidade.
A partir do momento da chegada dos insumos na Farmácia Central, foi analisado como é o acondicionamento e disposição desses produtos, tempo de espera para entrega, distribuição para o cliente (paciente) e reposição dos mesmos no setor. Após essa análise, a equipe traçou estratégias e implantação do pensamento Lean, utilizando-se as ferramentas necessárias de acordo com a necessidade de cada processo.
Agradecimento
O Secretário de Saúde e vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, fala sobre a participação no Congresso. “Mais um ano estamos participando desse Congresso tão importante para as Secretarias da Saúde. A presença nesses eventos é de grande valia, pois promove uma troca de experiências que pode contribuir com o serviço oferecido para a população ituveravense”, afirma Maciel Júnior.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogia a participação no evento. “Agradeço e parabenizo a todos pelo artigo escrito em nosso município, pois é capaz de fazer uma grande diferença em nosso trabalho. Também parabenizo os envolvidos pela iniciativa de participar desse Congresso, pois como é reconhecido em todo o Estado, é uma grande oportunidade para mostrar nosso trabalho e também aprender com os resultados de outras cidades”, finaliza a prefeita.
Congresso
O Congresso de Secretários Municipais da Saúde Estado de São Paulo acontece anualmente e reúne lideranças em saúde do estado e do país. Esse ano o município que acolheu o Congresso foi Rio Claro, onde compareceram cerca de 1.200 pessoas, e foram apresentados 675 artigos científicos, entre os quais o da Secretaria Municipal da Saúde de Ituverava.
Durante o evento aconteceu o Lançamento da 3a edição da Revista Boletim do Instituto de Saúde (BIS), que é uma parceria entre o COSEMS/SP, o Instituto de Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O lançamento contou com a presença do Presidente do COSEMS “Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo”, Carmino Souza, e do Presidente do CONASEMS “Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”, Mauro Junqueira.
Na 3ª edição da revista foi publicado o artigo “Judicialização de Medicamentos e Formação da Comissão Técnica de Avaliação (C.A.T.): análise do impacto na saúde nos últimos seis anos”, de autoria do Gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; da Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; e do Secretário Municipal de Saúde Alcides Antônio Maciel Júnior, que recebeu o 70 Prêmio David Capistrano.