Ituverava foi representada no 32º Congresso de Secretários

Integrantes da Secretaria Municipal da Saúde de Ituverava participam do 32º Congresso de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo

Artigo abordou fase inicial do projeto que está sendo implantado, com foco na eliminação do desperdício e redução de gastos 

Entre os dias 18 e 20 de abril, a Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria Municipal da Saúde participou do 320 Congresso de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo.
O artigo intitulado “Um Novo Modelo de Gestão Baseado no Pensamento Lean para Eliminação do Desperdício e Redução de Gastos na Saúde Pública do Município de Ituverava/SP”, foi escrito pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; pelo Gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; pelo Especialista em Lean Manufacturing, Fred Salomão Mota Machado; pelo Secretário Municipal da Saúde, Alcides Antônio Maciel Júnior; pelas Farmacêuticas Ludmila Gir Cola e Ana Paula Justino Barbosa Pedroso; e pela Assessora de Nível Médio, Márcia Cintra Molina de Oliveira.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o artigo abordou a fase inicial do projeto que está sendo implantado no município, com foco na eliminação do desperdício e redução de gastos, desde o fornecimento de medicamentos até a entrega ao paciente, buscando solucionar problemas para uma melhor qualidade da saúde oferecida à população atendida pelo SUS em Ituverava.

O artigo
O Lean foi escrito no final dos anos de 1980, apresentando um novo modelo de produção criado pela Toyota Motor Company, com foco na gestão da redução do desperdício, ofertando-se valor aos clientes por meio de processos estáveis e regulados.
Com essa filosofia, a partir de agosto de 2017, a Secretaria Municipal da Saúde de Ituverava iniciou o levantamento sobre o processo de compra e fornecimento dos insumos em saúde, no Almoxarifado da Saúde, da quantidade comprada, gastos, acondicionamento, entrega para as Unidades de Saúde e paciente.
Em setembro de 2017, foi formada uma comissão composta por uma equipe técnica pela Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Gestor em Saúde, Especialista em Lean Manufaturing, Farmacêuticos e Assessora de Nível Médio.
Posteriormente, foi analisado como são feitas as solicitações da Farmácia Central e nas nove Unidades de Saúde mantidas pela Secretaria da Saúde e dispensadoras de medicamentos, desses produtos ao almoxarifado.
Foi analisado também o transporte, possíveis intercorrências, tempo de espera da solicitação até a entrega na Unidade.
A partir do momento da chegada dos insumos na Farmácia Central, foi analisado como é o acondicionamento e disposição desses produtos, tempo de espera para entrega, distribuição para o cliente (paciente) e reposição dos mesmos no setor. Após essa análise, a equipe traçou estratégias e implantação do pensamento Lean, utilizando-se as ferramentas necessárias de acordo com a necessidade de cada processo.

Agradecimento

O Secretário de Saúde e vice-prefeito, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, fala sobre a participação no Congresso. “Mais um ano estamos participando desse Congresso tão importante para as Secretarias da Saúde. A presença nesses eventos é de grande valia, pois promove uma troca de experiências que pode contribuir com o serviço oferecido para a população ituveravense”, afirma Maciel Júnior.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado elogia a participação no evento. “Agradeço e parabenizo a todos pelo artigo escrito em nosso município, pois é capaz de fazer uma grande diferença em nosso trabalho. Também parabenizo os envolvidos pela iniciativa de participar desse Congresso, pois como é reconhecido em todo o Estado, é uma grande oportunidade para mostrar nosso trabalho e também aprender com os resultados de outras cidades”, finaliza a prefeita.

Congresso
O Congresso de Secretários Municipais da Saúde Estado de São Paulo acontece anualmente e reúne lideranças em saúde do estado e do país. Esse ano o município que acolheu o Congresso foi Rio Claro, onde compareceram cerca de 1.200 pessoas, e foram apresentados 675 artigos científicos, entre os quais o da Secretaria Municipal da Saúde de Ituverava.
Durante o evento aconteceu o Lançamento da 3a edição da Revista Boletim do Instituto de Saúde (BIS), que é uma parceria entre o COSEMS/SP, o Instituto de Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O lançamento contou com a presença do Presidente do COSEMS “Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo”, Carmino Souza, e do Presidente do CONASEMS “Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”, Mauro Junqueira.
Na 3ª edição da revista foi publicado o artigo “Judicialização de Medicamentos e Formação da Comissão Técnica de Avaliação (C.A.T.): análise do impacto na saúde nos últimos seis anos”, de autoria do Gestor em Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; da Profissional de Informação, Educação e Comunicação, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; e do Secretário Municipal de Saúde Alcides Antônio Maciel Júnior, que recebeu o 70 Prêmio David Capistrano.