Ituverava registrou 775 casos de Covid-19 e 695 recuperados

Apesar de a transmissão do coronavírus ter desacelerado, população deve se manter atenta e seguir recomendações das autoridades

Apesar da pandemia da Covid-19 ter desacelerado em Ituverava e região, os números ainda são significativos e servem como um alerta para que a população não se acomode e continue a seguir as recomendações das autoridades em Saúde, como usar máscara de proteção, higienizar constantemente as mãos e manter o distanciamento social, caso seja necessário sair de casa.
Com mais um caso confirmado, Ituverava chegou a 775 casos positivos na última quinta-feira, 26 de novembro, 73 pacientes estão sendo investigados, 114 monitorados e 29 óbitos foram registrados. O município tem 2.847 casos negativos, 2.533 descartados e 695 pacientes recuperados.
Os números levantados pela Tribuna de Ituverava são referentes ao dia 26 de novembro, quinta-feira, e demonstram que o município tem o quarto maior número de casos na microrregião, atrás de São Joaquim da Barra (1.411 casos e 30 óbitos), Orlândia (1.1216 casos e 37 óbitos) e Igarapava (797 casos e 31 óbitos).
Em seguida vêm Miguelópolis (762 casos e 21 óbitos), Guará (573 casos e 23 óbitos), Aramina (226 casos e 6 óbitos) e Buritizal (112 casos e 4 óbitos). Ribeirão Preto, maior cidade da região, já registrou 33.588 casos e 890 óbitos. Franca, a segunda maior cidade, tem 8.822 casos e 208 óbitos.

Trabalho Santa Casa
Vale destacar que se Ituverava vive uma situação relativamente tranquila, muito se deve ao trabalho incansável da Santa Casa. A instituição – que tem registrado queda no número de pacientes internados – tem atuado de maneira bastante eficiente e humanizada.
Na última quinta-feira, por exemplo, havia cinco pacientes na UTI na ala SUS de (2 de Ituverava e 3 de fora) e dois pacientes na enfermaria (um pelo SUS e outro não SUS). O número é muito menor que no mês de julho, quando eram 16 pacientes na UTI e quatro na enfermaria.
Também é importante observar que o município tem menos casos que Igarapava e um número próximo ao registrado em Miguelópolis, que são cidades muito menores. Isso também é reflexo do excelente trabalho realizado pela Santa Casa, inclusive na conscientização da população a respeito de como se proteger da doença.

Alerta
Esse alerta, inclusive, também tem sido feito pela Tribuna de Ituverava, que na sua condição de órgão de imprensa, tem buscado levar números reais, fatos e mensagens de conscientização.
Contudo, persistência é fundamental, pois seguir as recomendações das autoridades pode não ser tarefa fácil, já que o desejo de todos é voltar a se abraçar, sair com os amigos e familiares e seguir a vida normalmente. No entanto, fazer isso seria se colocar em risco além de muitas outras pessoas, inclusive quem você ama. São tempos difíceis, mas juntos venceremos.

Casos de Covid-19 na região

Ituverava: 775 casos e 29 óbitos

São Joaquim da Barra: 1.411 casos e 30 mortes

Orlândia: 1.1216 casos e 37 óbitos

Igarapava: 797 casos e 31 óbitos

Guará: 573 casos e 23 óbitos

Miguelópolis: 762 casos e 21 óbitos

Aramina: 226 casos e 6 óbitos

Buritizal: 112 casos e 4 óbitos

Ribeirão Preto: 33.588 casos e 890 óbitos

Franca: 8.822 casos e 208 óbitos

*Números referentes a quinta-feira, 26 de novembro

Ituverava se aproxima da marca de 700 recuperados da Covid-19

Felizmente, nenhum óbito por Covid-19 foi registrado em Ituverava nessa semana. Com relação à sexta-feira passada, 20 de novembro, nessa semana, o município confirmou 17 novos casos da doença.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, dados do último boletim epidemiológico divulgado apontam que 34 pessoas que haviam sido infectadas pelo novo coronavírus já se recuperaram da doença, totalizando agora 695 recuperados em Ituverava.
Além disso, 775 casos positivos já foram confirmados na cidade, dos quais 565 foram testados através do exame swab e 210 através de testes rápidos. Dos casos confirmados, foram registrados 29 óbitos e, atualmente, 73 pacientes são considerados suspeitos da doença e aguardam o resultado dos exames.
Ao todo, o município já registrou 4.501 notificações, sendo que 2.847 testaram negativo para Covid-19, 2.533 já foram descartados, e 114 seguem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Internações
Até na quinta-feira, 26 de novembro, havia 3 pacientes de Ituverava internados na ala Covid da Santa Casa. Na ala SUS, havia 1 suspeito internado na Enfermaria e 2 positivos na UTI. No Hospital São Jorge, 3 pacientes positivos de Ituverava estavam internados na Enfermaria.
Com relação aos pacientes de outros municípios, havia 4 internados na Santa Casa. Na Ala SUS, eram 3 na UTI (2 positivos e 1 suspeito).
Na ala NÃO SUS, 1 paciente testou positivo na Enfermaria. No Hospital São Jorge também havia 1 paciente positivo internado na Enfermaria.

Conscientização

Mesmo com a queda dos casos em Ituverava, a Secretaria da Saúde, a Comissão Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e a Vigilância Epidemiológica, seguem pedindo para que a população adote as medidas de prevenção à doença.
As principais medidas de prevenção ao coronavírus são: evitar aglomerações, fazer o distanciamento social, usar máscaras ao sair de casa, lavar sempre as mãos ou fazer uso de álcool em gel.