Ituverava renova parceria do Programa
de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino

O Dr. Marcelo Almeida, do Hospital do Amor e profissionais da Saúde de Ituverava na assinatura do convênio

A Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Saúde, e o Hospital de Amor de Barretos renovaram segunda-feira, 17 de junho, a parceria do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero.
Realizado há 15 anos em Ituverava, o programa oferece a oportunidade da realização e análise do exame preventivo (Papanicolau) em meio líquido, considerado o mais confiável do mundo, pelo SUS.
O convênio foi assinado com o coordenador do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero do Hospital de Amor – Dr. Marcelo Almeida, pela secretaria da Saúde – Simone Soares, a enfermeira e coordenadora do Programa no município – Luciana Monteiro, a técnica de enfermagem – Michele Urias e a agente comunitário de Saúde – Rosângela Moreira

Atuação no município
Na ocasião, além da renovação do programa, foram apresentados dados sobre o trabalho realizado em Ituverava.
Em 2023, graças ao empenho da equipe da Secretaria da Saúde e das Unidades de Saúde da cidade e distritos, Ituverava alcançou o maior número de exames coletados desde o início do programa, sendo realizados mais de 3.200 exames no decorrer do ano.
Na oportunidade, o coordenador do programa falou sobre as novidades desse ano, como o rastreamento organizado, que vai gerar mais eficácia na busca ativa de mulheres para a realização do exame, que permite diagnosticar alterações no colo uterino antes de aparecer a doença.

Onde fazer o exame

Para realizar o exame, as mulheres devem procurar as Unidades de Saúde da cidade e distritos. Após a coleta do material, as amostras são encaminhadas ao Hospital de Amor, que, nos casos necessários, realiza o acompanhamento das pacientes.
O exame preventivo é indicado para mulheres de 25 a 64 anos, que devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro e apresentar xerox do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.