Ituveravense disputa torneio on-line de game de futebol

Thauan Gonçalves de Lima integrou a equipe PEStubers no Campeonato Paulista de x11 de PES 2021

Nos últimos anos, a adesão aos eSports (Esportes Eletrônicos) tem crescido no mundo todo, inclusive com a realização de grandes competições on-line. Uma delas é o Campeonato Paulista de x11 (onze contra onze jogadores) de PES 2021 (um dos mais famosos jogos de futebol da atualidade), que neste ano contou com a participação do ituveravense Thauan Gonçalves de Lima, 26 anos.
Ele jogou como atacante da equipe PEStubers Bitblocks, eliminada na noite de quinta-feira, 10 de junho. “Comecei a jogar PES em 2019, ainda no Xbox e chamei a atenção nos eSports ao ficar entre os 50 melhores jogadores das Américas e, em seguida, fiquei em 6º lugar na competição eGol, que teve mais de 1,6 mil jogadores. Foi isso que fez com que eu fosse convidado a integrar uma equipe de x11, em que cada pessoa controla, pelo computador, um jogador da equipe nas partidas on-line”, explica.
“Fiquei muito feliz com essa oportunidade, mas, por problemas na internet, pude participar de apenas duas das dez partidas disputadas pela equipe. Mesmo assim, levando em conta o nível técnico da competição, acredito que nos saímos bem e fizemos bons jogos, especialmente o último que disputamos, em que vencemos por 3 a 1”, ressalta Thauan.

Próximas competições
O ituveravense conta que espera voltar a participar de novas competições em breve. “Estou bem focado, tenho treinado muito e acredito que teremos novas competições em breve. Vale lembrar que, além de ser bastante divertida, esta área tem crescido muito e hoje é possível fazer dos jogos on-line uma profissão”, completa.
Thauan Gonçalves de Lima, 26 anos, é filho de Moisés Carneiro de Lima e Isabel Cristina Gonçalves da Silva e tem as irmãs Gabriela Michele Massino e Thainan Gonçalves de Lima.

eSports

Esporte eletrônico ou eSports são dois termos usados para as competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre os profissionais. Os gêneros de jogos mais comuns associados com esportes eletrônicos são os de luta, FPS (First Person Shooter), futebol e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena).
A estimativa global de público de eSports no ano de 2019 é de 453,8 milhões de pessoas. Os fãs assíduos compõem 201,2 milhões deste total, enquanto os espectadores casuais representam 252,6 milhões. Para o ano de 2021, a indústria prevê que a soma total de audiência atinja a marca de 557 milhões de pessoas.
O Brasil está em 3º lugar na lista das maiores torcidas de eSports do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. São, ao todo, 21,2 milhões de espectadores – entre eles, 9,2 milhões de fãs regulares e 12 milhões de entusiastas casuais. Isso representa para o país um aumento de 20% de audiência comparado ao ano de 2018.