Ituveravense é campeão da Copa Sul-Americana de eFootball PES

À esquerda, o ituveravense campeão da Copa Sul-Americana, Thauan Gonçalves

O gamer ituveravense Thauan Gonçalves de Lima, 28 anos, foi campeão da Copa Sul-Americana na modalidade eFootball PES 2022 (um dos mais famosos jogos de futebol da atualidade), representando a equipe Liga Vale FC.
A competição on-line, promovida pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), foi disputada entre maio e julho, com a participação de equipes de todos os países sul-americanos.
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, ele fala sobre a conquista. “Desde que comecei a jogar profissionalmente, tenho buscado me aprimorar. O resultado tem sido bastante positivo, pois além dos títulos, hoje estou no 164° lugar no ranking das Américas no PlayStation, o que é uma grande conquista pessoal e profissional”, afirma.
A partir de agora, Thauan se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital 11 contra 11, também pela equipe Liga Vale FC, a partir da próxima segunda-feira, 25 de julho. “Essa competição é tradicional e reúne os melhores times do país, em uma disputa acirrada e emocionante. No futebol 11 contra 11, cada gamer controla um jogador em campo, sendo que eu jogo como atacante”, ressalta.

Conquista
No fim do ano passado, Thauan também conquistou o terceiro lugar em uma das principais competições de jogos on-line do Brasil: o Torneio Universitário de eSports (TUeS), realizado com a participação de representantes de todo o país. Na ocasião, o ituveravense representou a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
“Felizmente os últimos anos têm sido de grande importância para mim, pois tenho me desenvolvido bastante e estou cada vez mais próximo de realizar o sonho de me profissionalizar. Agradeço a todos que me apoiam e acreditam no meu potencial”, destaca.

Campeonato em Jeriquara
Com o sucesso nos esportes eletrônicos, Thauan também deseja incentivar novas gerações a buscar a profissionalização nesse mercado, que tem movimentado quantias elevadas de dinheiro pelo mundo todo.
No dia 15 de julho, por exemplo, ele e o professor Nelson Henrique organizaram um campeonato de eFootball em Jeriquara, com a presença de mais de 70 crianças. “Na ocasião, conversei com as crianças sobre as oportunidades proporcionadas nessa área e ressaltei a importância de sempre levarem os estudos com seriedade e dedicação. O evento ainda teve palestras com o campeão mundial Rafael Freire (‘Rafafiel’) e com o narrador Willian César da Silva Miranda (‘Wil Narrador’), ambos referências nacionais em jogos eletrônicos”, completa.

Ituveravense

Thauan Gonçalves de Lima, 28 anos, é filho de Moisés Carneiro de Lima e Isabel Cristina Gonçalves da Silva e tem as irmãs Gabriela Michele Massino e Thainan Gonçalves de Lima e a namorada Bruna Fernanda de Menezes.
O ituveravense começou a jogar PES em 2019, ainda no Xbox, e chamou a atenção nos eSports ao ficar entre os 50 melhores jogadores das Américas e, em seguida, na 6º colocação na competição eGol, que teve mais de 1,6 mil jogadores.