No último domingo, 25 de fevereiro, foi realizado o 2º Torneio da Amizade de Gateball, na cidade de Ribeirão Preto. Participaram do evento treze equipes das cidades de Ituverava, Ribeirão Preto, Araraquara, Rio Preto, Guaíra
A equipe de Ituverava, que conquistou o 3° lugar na Categoria Mista, é formada por Osvaldo, Hakuro, Inês, Luzia e Joaquim.
A atleta Luzia Maeda Hashi, que faz parte da equipe há três anos, afirmou que a conquista foi importante. “Com muito empenho e força de vontade conquistamos o 3° lugar nessa segunda edição do Torneio da Amizade. Nossos atletas estão felizes pelo desempenho, e por mais um sucesso. A colocação é importante, mas não tanto quanto o espírito esportivo da nossa equipe” enfatiza Luzia.
O esporte
Criado no Japão, em 1947, o gateball é um esporte que vem atravessando fronteiras e se tornando comum em vários continentes. Hoje, o esporte que era praticado apenas pelos japoneses, já se tornou comum em diversos países, inclusive no Brasil.
O gateball é um esporte simples, que utiliza taco e bola. Ele é praticado tanto em quadras de terra, como no gramado.
Idealizado por um padeiro na província japonesa de Hokkaido, a região mais fria do Japão, o esporte é atualmente praticado por cerca de 20 milhões de pessoas no mundo, sendo que a metade está na China, seguida pelo Japão, com 5 milhões e Taiwan com 1,8 milhão. No Brasil, estima-se que existam 10 mil praticantes.
Benefícios
Ainda de acordo com os atletas, o esporte traz muitos benefícios. Além de ser divertido e saudável, pode ser praticado por pessoas de idade avançada, pois não exige muito esforço físico, além de evitar a vida sedentária, o que é, sem dúvida, bom para a saúde.
O esporte
O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura, que pose ser em quadras de terra batida ou gramados, com três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores.
Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes à ordem de jogo, elas são vermelhas (ímpares) e brancas (pares). Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.
As regras parecem simples, mas por ser um jogo de equipe, são bastante rigorosas. Em princípio, basta acertar a bola com um taco e passá-la por três traves, cada uma com 22 centímetros de largura. Cada jogador ganha um ponto pela passagem da bola na trave e dois quando acerta no pino central.
Por ser um jogo leve, com um desgaste físico moderado, gateball é indicado para pessoas de qualquer idade e sexo.
Vocabulário
Agari – conclusão da participação de uma bola na partida
Dasha – batedor
Fukushin – árbitro auxiliar
Hansoku – falta, infração
Jikyû – bola própria
Kantoku – técnico
Kiroku Hyô – folha de registro
Kirokuin – anotador
Shushin – árbitro principal
Shushô – capitão
Taiki area – área de espera
Takyû – bola de outros jogador
Tsûka – passagem da bola pelo gate.