Jogos cooperativos de terror ganham destaque entre jovens

Jogar games de terror é uma experiência assustadora. Porém, jogá-los com amigos pode tornar a experiência menos sofrida — e mais engraçada. Títulos multiplayer cooperativos ficaram em evidência em 2016, após o lançamento de Dead by Daylight; atualmente, existem vários jogos semelhantes para você experimentar. O site Canaltech selecionou os melhores games de terror para jogar com amigos. Confira:

Phasmophobia
Neste jogo, você e até três amigos trabalham como caça-fantasmas, e o objetivo é identificar com que tipo de assombração estão lidando. Para isso, será preciso coletar evidências, presenciar manifestações e até conversar com eles — sim, o jogo usa o microfone para identificar quando você fala com o espírito em português. O grupo tem cinco minutos para fazer isso com segurança; depois, o espírito começa a se irritar e a caçá-los.

Ghost Hunters Corp
Com uma temática semelhante ao Phasmophobia, Ghost Hunters Corp traz fantasmas muito mais agressivos, perigosos e inteligentes. Aqui, você não precisará apenas identificá-los, mas também exorcizá-los, o que pode deixar a jogatina ainda mais interessante. O jogo também utiliza recursos de microfone para identificar quando você interage com os fantasmas.

BIGFOOT
Cansado de caçar espíritos? Que tal procurar pelo Pé-grande com uma equipe de até quatro pessoas? Os jogadores precisam explorar a floresta, plantar armadilhas e utilizar câmeras com visão noturna e outros equipamentos para capturar o monstro, que aparece repentinamente. Também há um modo em que você pode controlar o Pé-grande e perseguir seus amigos.

Back 4 Blood
Embora tenha uma pegada mais de ação do que de terror, Back 4 Blood pode ser uma boa pedida para quem prefere jogatinas mais caóticas. O game é o sucessor espiritual da famosa franquia Left 4 Dead, e coloca os jogadores contra hordas repletas de zumbis e monstros sanguinários.
Back 4 Blood está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e Series S. O jogo também faz parte do catálogo do Xbox Game Pass.

Haunt Chaser
Quatro jogadores precisam libertar os espíritos de crianças, as quais rondam em um orfanato, e derrotar a malignidade que tomou conta de uma vila abandonada. O problema é que eles precisam fazer isso enquanto fogem (ou se escondem) de um ser estranho que os perseguem constantemente — tudo com muito sustos, claro. Haunt Chaser está disponível no Steam para PC.

Devour
Você e até três amigos devem trabalhar em conjunto para exorcizar os integrantes de um ritual de invocação do demônio bode Azazel, utilizando apenas uma lanterna de luz UV para se defenderem. Alguns itens do mapa surgem aleatoriamente, o que pode dar mais desafio às partidas.
A desenvolvedora também promete que cada jogatina é única, em que a dificuldade vai escalonando conforme o tempo passa. Devour está disponível no Steam para PC e macOS.

Dead by Daylight
Por último, mas não menos importante, Dead by Daylight é um jogo 4 contra 1 em que um grupo de sobreviventes precisa reparar geradores para escapar de um monstro. Você pode jogar como sobrevivente ou assassino, e escolher um dos vários personagens disponíveis — alguns vindo de crossovers com franquias famosas, como Resident Evil e Stranger Things, por exemplo.
Dead by Daylight está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X e Series S, além de aparelhos Android e iOS. O jogo também faz parte do catálogo do Xbox Game Pass.