“Literatura & Futebol” é boa indicação
para quem deseja criar o hábito de leitura

Ler ficção é uma atividade bastante prazerosa, mas encontrar seu tipo ideal de literatura nem sempre é uma tarefa fácil. Por conta disso, coletâneas de contos e crônicas são sempre uma excelente opção, especialmente quando focam em temas que fazem parte do cotidiano do leitor.
Uma indicação muito boa para jovens que querem desenvolver o hábito de leitura é o livro Literatura & Futebol, lançado pela extinta revista Bravo!, no final de 2010.
Com crônicas, contos e até poemas sobre o esporte favorito dos brasileiros, a obra reúne uma verdadeira seleção de autores consagrados, como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Rubem Fonseca, além de importantes autores da literatura brasileira contemporânea como Marcelino Freire, Cristovão Tezza e Sérgio Sant’Anna.
Os textos são leves e muitas vezes bem-humorados, contando histórias reais e ficções que abrangem o futebol como temática.
O livro também chama a atenção pelas caricaturas dos escritores, feitas pelo competente ilustrador Ricardo Gomes, e pelas fotos históricas que lembram alguns dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro. Indicado para fãs e não fãs de futebol, e para interessados e não interessados em literatura.

Escritores participantes
Lima Barreto, Nelson Rodrigues, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Glauco Mattoso, José Lins do Rego, Marcelino Freire, João Cabral de Melo Neto, Flávio Carneiro, Cristovão Tezza, José Soares, Paulo Perdigão, Antônio de Alcântara Machado, Luís Fernando Verissimo, Marcos Caetano, Rubem Fonseca, Clarice Lispector e Sérgio Sant’Anna.

Literatura & Futebol

Autores: Vários
Número de páginas: 146
Onde comprar:Amazon, Shopee, Estante Virtual, Mercado Livre, entre
outros

Valor: A partir de R$ 6

Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos. Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.