Livros para quem ama cinema – Parte 1

Com uma história que já dura séculos, o cinema é capaz de entreter, emocionar e provocar as mais profundas reflexões a respeito dos mais diversos temas. Sua história abrange personagens inesquecíveis, trilhas sonoras marcantes, reviravoltas inesperadas, sustos, risadas, romances e muito mais. Para quem é fã da sétima arte, são muitos os livros a serem lidos e relidos. Fiz minha própria lista de indicações, dividida em duas partes. Confira a primeira:

O que é cinema? (André Bazin)
O crítico André Bazin, um dos fundadores da célebre revista Cahiers du Cinéma, é um dos maiores teóricos do cinema de todos os tempos. Nesse livro, aborda aspectos técnicos sobre a sétima arte, com exemplos reais e uma linguagem clara e objetiva.

Tudo sobre cinema (Philip Kemp)
Rico em ilustrações e organizado em ordem cronológica, o livro do crítico Philip Kemp apresenta movimentos cinematográficos, como Expressionismo Alemão, Montagem Soviética, Nova Hollywood, Neorealismo Italiano, Nouvelle vague e Cinema Novo e seus principais filmes.
1001 filmes para ver antes de morrer
(Steven Jay Schneider)
Também organizado de forma cronológica, o livro apresenta os grandes filmes de todos os tempos, com ficha técnica, fotos, curiosidades e muito mais.

Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em movimento
(Jennifer van Sijll)

Provavelmente o livro mais criativo da lista, a obra exemplifica, por meio de filmes famosos, como as imagens são construídas no cinema para despertar sentidos, emoções e pensamentos do público, ainda que de modo inconsciente, sem precisar recorrer a diálogos ou cenas expositivas.

O cinema segundo Bergman (Stig Björkman, Torsten Manns Jonas Sima)
Organizado por três jornalistas, o livro reúne entrevistas com Ingmar Bergman, um dos maiores cineastas de todos os tempos. Na obra, o diretor discute as reflexões filosóficas de seus filmes, o processo de filmagem das principais obras e sua relação com atores, atrizes e outros cineastas.

Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos. Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.