Livros para quem ama cinema – Parte 2

Dando continuidade à lista de livros para quem ama cinema, abordo, nesta semana, outros cinco livros fundamentais. Confira:

O Livro do Cinema (Vários autores)
Rico em ilustrações, o livro traz um apanhado geral a respeito da história do cinema e aborda, de forma consistente, os principais movimentos abrangidos pela sétima arte. A obra faz parte da interessante coleção “As grandes ideias de todos os tempos”, da Globo Livros, que em outros livros abordas temas como psicologia, sociologia, filosofia, economia, literatura, entre outros.

Hitchcock/Truffaut: entrevistas
Dois grandes cineastas conversam abertamente sobre diversos temas ligados ao cinema, desde as primeiras ideias abstratas para um filme até a elaboração de roteiros e a construção das cenas. Excelente indicação para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o processo criativo de Alfred Hitchcock e François Truffaut.

O realismo impossível (André Bazin)
André Bazin, que também apareceu na primeira parte da lista, tem muitos livros essenciais quando o assunto é cinema. No caso de O realismo impossível, o crítico demonstra o quanto cada elemento do cinema desempenha um papel fundamental na experiência subjetiva de cada espectador.
Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos (Thomas Elsaesser e Malte Hagener)
Nesse livro bastante original, os autores abordam a superfície sensorial de um filme e suas faculdades perceptivas, táteis ou sensório-motoras, com o objetivo de evidenciar as muitas sensações provocadas por um filme.

Dicionário de cinema: Os diretores
(Jean Tulard)

O livro de quase 700 páginas traz um apanhado sobre os principais cineastas da história, com uma breve biografia de cada um, além de apresentar seus principais filmes e características.
A única questão é que a obra foi lançada em 1996, ou seja, não abrange os grandes cineastas que surgiram ou ganharam destaque nas últimas décadas. Uma versão atualizada seria muito bem-vinda.

Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos. Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.