Luiz Araújo concede sua primeira entrevista como prefeito eleito

O prefeito eleito fala sobre a vitória e também sobre os projetos para o início do mandato, em 2021

O prefeito eleito Luiz Araújo e o vice-prefeito Grilo

Foi caminhando pelas ruas de Ituverava conhecendo mais a realidade da população e com a experiência adquirida no legislativo, que o radialista Luiz Araújo conquistou uma das mais expressivas vitórias nas urnas e foi escolhido pela população para ser o novo chefe do Executivo de Ituverava pelos próximos quatro anos.
Com mais de 12 mil votos, ele foi eleito prefeito no último domingo, 15 de novembro, com mais do que o triplo de votos da atual prefeita, Adriana Quireza Jacob Lima Machado, que disputava a reeleição.
Em sua primeira entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, o prefeito eleito, Luiz Araújo fala sobre a vitória e também sobre os projetos para o início do mandato, em 2021.
O novo prefeito foi enfático afirmar. “Primeiramente quero deixar claro que não existe vencedores ou perdedores, pois vou administrar o município para os 42.045 ituveravenses, pois vou trabalhar incansavelmente todos os dias para trazer recursos para Ituverava. O muito obrigado pela confiança em mim depositada e podem ter certeza que não vou decepcionar.

Qual a emoção de ter recebido 12.286 votos de confiança, 66,62% dos votos válidos, e ter essa oportunidade de assumir a cadeira executiva no próximo dia 1º de janeiro?
A emoção por ter recebido a oportunidade de assumir o Poder Executivo de Ituverava é gigantesca e eu resumo em um sentimento: gratidão. Sou extremamente grato por esses milhares de votos e, principalmente, pela confiança e carinho que o nosso povo da cidade, dos distritos de São Benedito da Cachoerinha e Capivari da Mata e do bairro rural Aparecida do Salto depositou em mim. Foi uma vitória clara, uma vitória cheia de esperança. Por isso, estou realmente comovido e comprometido em fazer um governo voltado para os supremos interesses da população.

Qual o balanço da sua campanha eleitoral e fale sobre seu vice.
Fizemos uma campanha simples, com poucos recursos, mas cheia de força da população, como determinação e fé. Começamos pelos dos distritos de São Benedito da Cachoerinha e Capivari da Mata e pelo bairro rural Aparecida do Salto e avançamos por todos bairros da cidade. Caminhamos cedo, tarde e noite. Trabalhamos incansavelmente, pois entendemos que a mudança e reconstrução da nossa cidade deveriam começar imediatamente.
O meu vice, Grilo, é um homem de uma inteligência ímpar. Ele sabe projetar, tem uma visão diferenciada e, acima de tudo, é um cidadão ituveravense que quer fazer o bem para nosso povo. Ele foi fundamental em nossa campanha, pois sempre transmitiu o seu conhecimento e a sua boa energia em todas as nossas ações.

Quais as áreas do município que o senhor entende que precisa de mais atenção?
Na verdade, Ituverava passa por uma crise generalizada, o que faz com que todos os setores sejam prioridade. É preciso lembrar que a cidade toda precisa de atenção e de um trabalho sério, pois a mudança que pregamos deve ser completa. Já estamos desenvolvendo estudos para chegarmos a um diagnóstico que vai definir as nossas primeiras ações no município.
A população tem clamado por melhorias nas áreas da saúde, educação, limpeza, moradia e criação de empregos. Por isso, vamos trabalhar incansavelmente, com seriedade e honestidade para elaboramos projetos para solução dessas necessidades.

O senhor pode avaliar os vereadores eleitos, para que possa nos dar um parâmetro de como vai ser sua relação com o Legislativo?
Todos os vereadores eleitos já foram avaliados. No meu mandato, tenho certeza que teremos uma Câmara extremamente efetiva. O povo reelegeu muitos vereadores e renovou em mais de 50% o Legislativo. Por isso, teremos uma Câmara com vereadores experientes que foram reeleitos e com os que entraram, todos com sede de mudança, com sede de renovação. E isso é muito bom para Ituverava.
Sem sombra de dúvidas, a minha relação com os vereadores será marcada pelo trabalho em conjunto, com transparência e paz, voltado sempre para os interesses do município. Vou trabalhar para que o Legislativo e o Executivo estejam unidos com responsabilidade em prol do desenvolvimento de Ituverava e dos nossos dos distritos de São Benedito da Cachoerinha e Capivari da Mata e o bairro rural Aparecida do Salto.
Nas redes sociais há muitas mensagens da população demonstrando preocupação com a pandemia após o período eleitoral, principalmente com a chegada das festas de final de ano.

O que as pessoas podem esperar do seu governo a este respeito?
O nosso trabalho de enfrentamento ao Covid-19 se iniciará em meu primeiro dia de mandato e a pandemia será analisada de forma conjunta. Vamos unir as Secretarias da Saúde, Educação, Bem Estar e, também, com a Associação Comercial e Industrial de Ituverava e o Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava – Sincovami, para que possamos traçar estratégias de enfrentamento, que vão efetivar todos os cuidados necessários, sem causar colapso no sistema de saúde, na educação dos jovens e nem no comércio. Vamos trabalhar para reverter essa pandemia, diminuindo ao máximo os impactos nos outros setores da cidade.

Como o senhor pretende atuar para conseguir trazer recursos de outras esferas de governo para Ituverava?
Pretendo trabalhar todos os dias para trazer recursos para Ituverava. Vou aos governos Estadual e Federal, e aonde for necessário, para que a nossa cidade os distritos de São Bendito de Cachoeirinha, Capivari da Mata e bairro rural de Aparecida do Salto, recebam recursos estaduais e federais. Posso afirmar com firmeza que como prefeito mão medirei esforços para trazer benfeitorias para Ituverava.

Deixe uma mensagem para a população

Primeiramente quero deixar claro que não existem vencedores ou perdedores, pois vamos administrar o município para os 42.045 ituveravenses, e trabalhar incansavelmente todos os dias para desenvolver Ituverava.
A nossa querida população muito obrigado pela confiança em mim depositada, e pode ter certeza que não vou decepcionar, pois vou retribuir a confiança com realizações.

Vice-prefeito eleito reafirma compromisso com a população

O vice-prefeito é a segunda autoridade na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, quem assume as funções do titular é o vice. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice pode auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.
É assim que Marco Antônio Sampaio, ou “Grilo”, como é popularmente conhecido, eleito vice-prefeito de Ituverava na chapa de Luiz Araújo, no domingo, 15 de novembro, atuará na administração, cuja gestão começa a partir de 1º de janeiro de 2021.

Balanço da campanha
Vislumbrando os próximos quatro anos, em sua primeira entrevista após a vitória nas urnas, o vice-prefeito pincelou algumas das características que devem dar nova cor às políticas públicas na cidade e fez um balanço da campanha eleitoral.
“Foi uma campanha muito produtiva, bem direcionada e inteligente. O Luiz Araújo aproveitou bem o dom de locutor e soube se comunicar com a população, e também por mérito e apoio dos vereadores e correligionários que caminharam com a família 23”, afirma.
“Fizemos uma campanha muito leal, simples e honesta e que exprimimos o que realmente tem que ser feito em Ituverava. Sem dúvida, foi uma campanha excelente, mérito do nosso prefeito. Ter sido escolhido como vice foi uma honra e ter me aproximado do Luiz Araújo, que é uma pessoa muito honesta e bem intencionada, foi um presente de Deus”, disse.

Resultado nas urnas
Luiz Araújo e Grilo conquistaram 66,62% dos votos válidos, ou seja, 12.286 votos, muito à frente dos demais adversários. Grato pela votação expressiva, ele reafirmou o compromisso de continuar lutando pela coletividade e servindo ao próximo.
“Foi muito gratificante e atribuo a dois fatores: o primeiro, ao abandono da cidade nesta administração, e o outro, ao preparo que o Luiz Araújo tem. Depois do resultado da eleição retrasada, ele procurou informações, estudou, e hoje está muito preparado. Peço a Deus que me dê saúde e oportunidade para ajudar no que for preciso durante esses quatro anos”, destaca.

Papel do vice
Considerando que o vice-prefeito é o braço direito do prefeito e que seu papel é somar esforços, Grilo ressaltou os motivos que acredita terem levado a sua escolha para ocupar o cargo na próxima administração.
“Primeiro, vamos falar da função de um vice-prefeito e o que ele deve fazer. Quando aceitei o convite com o Luiz Araújo para ser vice, busquei informações sobre a função e dentro das especificações e normas, a única coisa que fica explicita é sobre a possibilidade de ter que substituir o prefeito em sua ausência. O que não me pareceu suficiente”, observa.
“Há uma cultura que, após a eleição, geralmente é oferecido uma secretaria ao vice ou ele briga com o prefeito e cumpre o mandato em casa.
Sendo assim, avisei para o Luiz Araújo que não tenho pretensão de assumir nenhuma secretaria, mas desejo ser participativo e atuante no governo, pois acho que a função do vice é o elo entre a administração e a comunidade”, explica Grilo.
“Quero mudar essa cultura que o vice só serve para representar o prefeito na sua ausência, pois acredito que, por ser eleito junto com o prefeito, ele tem que ter um trabalho efetivo e atuante no governo”.

Plano de governo
“Com nosso plano de governo bem elaborado, já foi apresentado à população, pretendemos criar um secretariado bem montado, com pessoas competentes, honestas, onde os recursos conquistados serão realmente aplicados da maneira adequada, sem corrupção. Vamos mudar Ituverava”, pontua.
“Também vamos sempre buscar analisar as necessidades que são de urgência e, com a participação dos vereadores, trabalharemos para buscar verbas que sejam realmente necessárias”, observa.

Compromisso
Grilo ainda deixou sua mensagem para a população ituveravense. “Agradeço a Deus pelos votos que nos foram cofiados e a população que está acreditando na gente. Podem acreditar que o Luiz Araújo está muito bem preparado. Vamos lutar muito e sem medir esforços para fazer uma administração que ficará marcada na história”, afirma.
“Meus sinceros agradecimento a toda Família 23, aos candidatos ao cargo de vereador que estiveram conosco durante toda essa caminha e que contribuíram para que recebêssemos essa votação expressiva. Muito obrigado, e que Deus nos dê saúde e força para essa batalha”, completa o vice-prefeito Grilo.

Família
Marco Antônio Sampaio (“Grilo”), é casado com a professora Iara Maria Sandoval Terra Sampaio e tem os filhos Marco Antônio Sandoval Terra Sampaio, Talita Sandoval Terra Sampaio e Lucas Sandoval Terra Sampaio e a neta Clara Sandoval Terra Sampaio Silva.