Mulheres e jovens são foco de ONGs de empreendedorismo

Mulheres e jovens são os públicos preferenciais de ações de organizações que dão apoio ao microempreendedorismo no Brasil.
Segundo pesquisa realizada com 619 dessas organizações feita pela Aliança Empreendedora (ONG de capacitação) e pelo Bank of America Merrill Lynch, 44% delas são especializadas em atender um público ou tipo de negócio específico.
As mulheres ficam com 20% da atenção, enquanto jovens são o alvo de 19,4%. “O apoio a mulheres vem ganhando força devido ao impacto positivo que ele gera para famílias e comunidades”, avalia Lina Maria Jaramillo, diretora e cofundadora da Aliança Empreendedora.
Thiago Fernandes, responsável pela área socioambiental e de governança do Bank of America, acrescenta que, por muitas empreendedoras serem chefes de família e terem disciplina e responsabilidade como características, o trabalho com elas tende a gerar maiores resultados.
Além de mulheres e jovens, as organizações também são especializadas no apoio a projetos que geram impacto social positivo (16,6%), negócios em áreas rurais e florestas (8,7%), empreendimentos de negros (7,3%) e de populações tradicionais ou de etnias indígenas (4,8%).

Jovens 

Selecionar uma profissão para o resto da vida parece uma ideia assustadora para alguns estudantes, mas Viviani Anaya sugere alguns recursos que podem amenizar a angústia do período de decisão:
“Antes de escolher uma carreira é muito importante perceber em qual área ela está. Prestamos atenção em uma profissão e vemos certo glamour nela, mas isso não é suficiente. Temos que saber exatamente as possibilidades de trabalho em cada área. Por isso, visitar empresas e conversar com profissionais é tão útil”, conclui.