NAMI dedicou o mês de março às mulheres com programação especial

Integrantes do NAMI e convidadas marcaram presença em ações voltadas à valorização da mulher

O Instituto de Valorização da Vida – IVVI, através do Núcleo de Apoio às Mulheres de Ituverava – NAMI, promoveu durante todo o mês de março, uma série de ações voltadas à valorização da mulher, com foco em saúde, bem estar, informação e, principalmente, combate à violência.
Com o lema “Queremos Flores e também RESPEITO”, o mês foi marcado por encontros potentes, afetuosos e transformadores, realizados em parceria com empresárias da cidade, equipe psicossocial da instituição e voluntárias que uniram forças na missão de promover acolhimento, escuta e fortalecimento feminino.

Ações
A programação teve início no dia 7 de março, com uma roda de conversa especial na sede do Projeto Curumins, no Nosso Teto.
A atividade, conduzida pela equipe do NAMI, refletiu sobre o papel da mulher na sociedade, as relações saudáveis e caminhos possíveis para o enfrentamento à violência.
O encontro marcou o início da comemoração ao Dia Internacional da Mulher e contou com a calorosa recepção da equipe do Curumins, a presença de representantes da Casa da Amizade do Rotary Club, além do Moto Clube Feminino Lokas de Ituverava, que estiveram presentes com mimos e palavras de força, coragem e liberdade.

Visita
No dia 15, a equipe do NAMI recebeu, com muito carinho, a empresa Santa Maria, em uma manhã especial de interação e homenagem às mulheres da indústria.
A ação foi idealizada em conjunto com a empresária Fabiana Branco e sua equipe, majoritariamente feminina, que organizou um café da manhã, seguido de momentos de reflexão sobre o protagonismo feminino e o enfrentamento à violência de gênero.
Foi mais uma importante parceria que demonstrou como o engajamento de todos os setores é fundamental na valorização da mulher.

Curso de Reiki
Outro destaque do mês foi a iniciativa de cuidado e saúde emocional, com o início dos atendimentos gratuitos de Reiki, oferecidos todas as terças-feiras, desde o dia 17 de março, das 8h às 11h. A prática, voltada ao bem-estar físico e energético, pode ser agendada diretamente pelo telefone da instituição.

Papo e Café
Encerrando a programação com chave de ouro, foi realizado no dia 21 de março, o evento “Papo e Café”, um encontro aberto à comunidade feminina para troca de experiências, informação e acolhimento.
O momento foi marcado por falas sensíveis e importantes, como a da profissional Stefania Augusto, que levou reflexões sobre autocuidado e autoestima, e da fisioterapeuta Thaiane Souza, que conduziu uma conversa rica sobre fisioterapia pélvica e a importância de cuidar da saúde íntima da mulher.
Thaiane ressaltou temas como incontinência urinária, dor nas relações sexuais, constipação, ressecamento vaginal e outras disfunções que podem ser tratadas com o apoio da fisioterapia especializada.
“Foi uma experiência incrível passar um pouco do meu conhecimento para mulheres tão especiais”.
“É fundamental disseminar informação e mostrar que há tratamento para diversas condições que afetam nossa qualidade de vida”, afirma a fisioterapeuta após o encontro.

Apoio a causa feminina

Com carinho, presença e dedicação, a equipe IVVI/NAF/NAMI realizou um mês inteiro de ações que mostraram que, além de flores, as mulheres querem respeito, dignidade e oportunidade de viver com plenitude e segurança.
A coordenadoria do NAMI agradece imensamente a todas que participaram, às voluntárias que doaram seu tempo e talento, às empresárias e representantes das instituições parceiras, e a cada mulher que se fez presente em algum dos momentos vividos neste março tão especial.
“Que venham mais encontros como esses: leves, potentes e cheios de afeto. Seguimos juntas, fortalecidas, e na luta por respeito todos os dias. Acompanhe as próximas ações pelas redes sociais do IVVI: @ivvi.ituverava”, destaca, Eliana Lopes.