Nasa planeja mandar homem de volta à Lua

Lançamento do Capstone pelo foguete Electron. | Foto: Reprodução/Rocket Lab

Uma espaçonave do tamanho de um micro-ondas foi lançada da Nova Zelândia pela Nasa na última terça-feira (28). O objetivo é buscar informações que possibilitem a volta de astronautas à Lua nos próximos anos. Embora a missão esteja coletando informações para a agência espacial norte-americana, ela pertence a uma empresa privada, a Advanced Space. 

O equipamento é chamado de Capstone, sigla para “Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment” (“Experimento de Operações e Navegação da Tecnologia do Sistema de Posicionamento Autônomo Cislunar”, em tradução livre). A espaçonave estudará uma órbita específica onde a Nasa planeja construir uma estação espacial que facilite o retorno humano ao solo lunar.

“O Capstone é um exemplo de como trabalhar com parceiros comerciais é fundamental para os ambiciosos planos da NASA”, disse Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da Nasa. “Estamos entusiasmados com o início bem-sucedido da missão e ansiosos pelo que o Capstone fará quando chegar à Lua”. 

A ferramenta, que foi à orbita acoplada ao foguete Electron, da Rocket Lab, tem previsão de chegar ao destino em meados de novembro deste ano. O percurso da espaçonave pode ser acompanhado ao vivo pela plataforma da agência.

Fonte:revistaoeste.com