Tribuna de Ituverava — Fundado em 1.949
Caderno Principal

Com 134 vagas em Franca, Vestibular da Univesp será neste domingo (26). Veja onde

São ofertadas mais de 24 mil vagas, em 456 polos; são dez cursos ofertados, entre eles, o novo Bacharelado em Inteligência Artificial

25 de abril de 2026 às 15:30
Com 134 vagas em Franca, Vestibular da Univesp será neste domingo (26). Veja onde
https://www.jornaldafranca.com.br/

Neste domingo, 26 de abril, às 13h ocorre o processo seletivo de 2026 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

A prova, com duração total de cinco horas, será dividida em duas partes: redação e 56 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Química, Biologia e Física.

Todo conteúdo programático pode ser acessado no Manual do Candidato no site vestibular.univesp.br ou univesp.br/vestibular.

Vagas no Estado

No total, são 24.419 vagas do Vestibular anual 2026, destinadas a 456 polos, de 386 municípios (capital, interior e litoral).

São oferecidos dez cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.956 vagas para o Provão Paulista.

O gabarito oficial será divulgado em 27/04, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 01/06, a partir das 15h.

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos), Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos) e a novidade deste ano: Bacharelado em Inteligência Artificial (quatro anos).

No curso, o egresso é capaz de projetar e gerenciar modelos de IA aplicados a diferentes contextos, como automação, visão computacional, processamento de linguagem natural e sistemas preditivos.

Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre os cursos do eixo, de acordo com o Projeto Pedagógico (PPC).

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).

Totalmente gratuitos

Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo.

No local podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Fonte : https://www.jornaldafranca.com.br/

Leia também