
Uma forte massa de ar polar deve avançar sobre o Brasil a partir desta sexta-feira (8) e provocar queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões, incluindo o interior de São Paulo. A previsão é da Climatempo, que monitora o sistema e aponta para um dos episódios de frio mais intensos de 2026 até agora.
O ar frio começa a ingressar pelo Sul do país na sexta-feira, mas ganha força ao longo do fim de semana, entre os dias 9 e 10 de maio. Nesse período, cidades do interior paulista devem registrar temperaturas mais baixas, especialmente durante as madrugadas e nas primeiras horas da manhã.
Queda acentuada de temperatura
De acordo com a previsão, o centro da massa de ar polar deve se deslocar entre o norte da Argentina e o Paraguai antes de avançar com intensidade sobre o território brasileiro. Esse posicionamento favorece a propagação do ar gelado para além da Região Sul, atingindo também o Sudeste, o Centro-Oeste e até áreas do Norte.
No interior de São Paulo, a expectativa é de temperaturas próximas ou abaixo dos 10°C em algumas cidades, principalmente em regiões de maior altitude. O fenômeno pode provocar uma queda brusca nos termômetros em curto intervalo de tempo.
Frio mais intenso do ano
Segundo a Climatempo, esta massa de ar polar deve superar a intensidade da frente fria registrada no início de maio. A tendência indica que o episódio se torne o mais forte de 2026 até o momento.
A previsão aponta que o pico do frio deve ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio, período em que o centro do sistema atua com mais intensidade sobre o país. O cenário deve manter as temperaturas baixas no interior paulista ao longo do início da próxima semana.
Fonte: acidadeon.com



