
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas diferentes para o estado de São Paulo, que indicam risco de chuvas intensas e declínio de temperatura neste domingo (10), devido ao avanço de uma frente fria.
Os dois avisos estão classificados na cor amarela, a primeira em uma escala até três níveis de severidade, que indica “perigo potencial”. Clique aqui e veja as cidades no alerta para chuvas intensas. Veja os municípios no alerta para declínio de temperatura aqui.
Confira os alertas: Chuvas intensas – perigo potencial
Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
Ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h
Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas
Áreas afetadas
Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Campinas, Araraquara, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Ribeirão Preto
Declínio de temperatura – perigo potencial
Declínio entre 3ºC e 5ºC
Leve risco à saúde
Áreas afetadas
Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Campinas, Araraquara, Metropolitana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba Paulista
Orientações:
Chuvas intensas
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois, há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Declínio de temperatura
Contate a Defesa Civil (telefone 199)
Onda de frio
A primeira onda de frio do ano começa a se espalhar pelo Brasil nesta sexta-feira (8) e pode provocar queda acentuada nas temperaturas em várias regiões nos próximos dias, incluindo em São Paulo.
Veja também: Motorista é socorrido após bater carro em casa na zona Oeste de Ribeirão Preto; Vídeo
De acordo com a Climatempo, até a próxima quarta-feira (13), uma grande e forte massa de ar frio, de origem polar, passará pelo país causando uma acentuada queda da temperatura no Centro-Sul.
“Na Região Sul, em áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso o frio intenso e persistente será caracterizado como onda de frio (azul escuro no mapa)”, explicou a meteorologista Josélia Pegorim.
Por que o frio será tão intenso?
Conforme explicação dos meteorologistas, esse fenômeno tem origem na Antártida e deve avançar pelo interior da Argentina até chegar ao Paraguai antes de entrar no Brasil.
Esse tipo de sistema é chamado de massa de ar polar continental e costuma ser mais intenso do que as frentes frias que chegam pelo oceano.
Na prática, isso significa que o frio consegue avançar com mais força sobre o território brasileiro, atingindo mais áreas e permanecendo por mais tempo.
“A massa de ar frio continental tem muito mais potencial para provocar geada no Sul do Brasil e também em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste”, disse Josélia.
No sábado (9) há previsão de chuvas mais fortes nas regiões próximas ao Paraná, especialmente em Presidente Prudente e Marília. Ao final do dia, os ventos frios começam a derrubar as temperaturas no Centro-Sul paulista.
Já no domingo (10), a frente fria avança pelas demais regiões do estado, com previsão de chuva mais expressiva, temporais isolados, raios e rajadas de vento entre 40 km/h e 50 km/h.
E como fica o tempo em Ribeirão Preto com a onda de frio?
Em Ribeirão Preto, conforme previsão estendida da Climatempo, os próximos dias devem ser de muitas nuvens no céu, com períodos nublados e temperaturas que variam entre 13ºC e 30ºC. Veja a previsão para os próximos 5 dias:
Sábado (9): Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 20ºC e máxima de 31ºC
Domingo (10): Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva. Mínima de 16ºC e máxima de 22ºC
Segunda-feira (11): Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com poucas nuvens. Mínima de 14ºC e máxima 24ºC
Terça-feira (12): Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. Mínima de 13ºC e máxima de 30ºC
Quarta-feira (13): Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínima de 16ºC e máxima de 30ºC
Fonte: https://www.acidadeon.com/



