
Ituverava segue fortalecendo as ações de prevenção ao câncer de colo do útero por meio da parceria entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde e o Hospital de Amor de Barretos.
Em 2025, foram realizadas 2.528 coletas do exame preventivo Papanicolau em meio líquido, considerado um dos métodos mais eficazes para a detecção precoce de alterações que podem evoluir para a doença.
Dos exames realizados neste ano, 95 mulheres foram encaminhadas para consultas no setor de prevenção do Hospital de Amor, demonstrando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento especializado.
Parceria renovada
A renovação da parceria foi formalizada em encontro que contou com a presença do prefeito Luiz Araújo, do coordenador do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero do Hospital de Amor, Dr. Marcelo Almeida, da secretária municipal da Saúde, Raquel Rezende, e da enfermeira e coordenadora do programa em Ituverava, Luciana Monteiro.
O programa é desenvolvido no município há mais de 15 anos e tem contribuído significativamente para a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero, oferecendo atendimento gratuito às mulheres por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Exames disponíveis em todas as unidades de saúde
O exame preventivo é disponibilizado em todas as Unidades de Saúde de Ituverava e dos distritos. Após a coleta, as amostras são encaminhadas ao Hospital de Amor, onde passam por análise de equipes especializadas.
Nos casos em que são identificadas alterações, as pacientes são direcionadas para acompanhamento médico e tratamento, garantindo maior segurança e efetividade no cuidado à saúde da mulher.
Trabalho que salva vidas
Ao comentar a renovação da parceria, o prefeito Luiz Araújo destacou a relevância do programa para a saúde pública do município.
“Esse serviço é referência nacional no combate ao câncer. Por isso, é fundamental darmos continuidade a esse trabalho que salva tantas vidas. Aproveito a oportunidade para agradecer a toda a equipe que durante todo o ano se empenha nessa causa”, afirmou.
Orientação à população
A Secretaria Municipal da Saúde orienta que mulheres com idade entre 25 e 64 anos procurem a Unidade de Saúde mais próxima para realizar o exame preventivo.
Para o atendimento, é necessário apresentar cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.



