Tribuna de Ituverava — Fundado em 1.949
Caderno Principal · Cidade

Cartório de Registro Civil de Ituverava completa 150 anos de sua instalação

Instituição acompanha gerações e preserva registros que fazem parte da história. A oficial registradora civil titular é Érika Rubião Lucchesi

03 de setembro de 2026 às 17:17
Cartório de Registro Civil de Ituverava completa 150 anos de sua instalação
A oficial registradora civil titular, Érika Rubião Lucchesi (no destaque) e equipe do Cartório

Ituverava tem, nesta semana, um motivo especial para celebrar. O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Ituverava completa 150 anos de sua instalação, ocorrida em 26 de agosto de 1876.

A data histórica é marcada pela trajetória de uma instituição que, ao longo de um século e meio, acompanhou o registro de diferentes gerações e importantes momentos da história da cidade.

À frente do cartório há 19 anos, a oficial registradora civil titular concursada Érika Rubião Lucchesi destaca a importância histórica da instituição e explica que a instalação ocorreu por determinação da Cúria de Franca.

“O Cartório foi instalado mediante determinação da Curia de Franca, já que, durante muito tempo no Brasil, os batismos e casamentos eram realizados pela igreja católica, inclusive no período colonial e no império”, explica Érika.

Início dos registros

Segundo a oficial, os registros civis de nascimentos, casamentos e óbitos começaram a ser implantados pelo Estado no século 19.

“O marco mais importante foi o decreto nº 9.886, de 7 de março de 1888, que determinou o Registro Civil obrigatório de nascimentos, casamentos e óbitos”, afirma.

Ela acrescenta que somente a partir de 1889, com a República, o Registro Civil passou definitivamente a ser uma atribuição do Estado, realizada nos Cartórios.

Homenagens

Entre os nomes lembrados estão José de Lima, João Baptista de Barros, Cecim Miguel e sua equipe, formada por Reginaldo Alexandre, Ivone Alexandre e Nair Miguel.

A oficial também presta homenagem especial à família Bucker, que esteve à frente do cartório durante muitos anos.

Entre os nomes citados estão o oficial Alpheu Bucker e sua equipe: Eduardo Medina Bucker (“Duda”), Maria José Medina Bucker, Zeni Medina Bucker, e também Maria Christina Figueredo Garcia Restivo (“Dona Filhinha”), Eurípedes Ferreira da Silva (“Pim), Sônia Peraro Medeiros e Mário César Alves.

História que continua

Posteriormente, Eduardo Medina Bucker tornou-se oficial até 1999.

A partir daquele ano, Mário César Alves foi nomeado preposto e permanece ligado ao cartório há quase 47 anos.

Na época, atuava como escrevente Érica Cristiane Salvino Alves, que atualmente integra a equipe na função de oficial substituta.

Hoje, a equipe é liderada por Érika Rubião Lucchesi - oficial titular concursada há 19 anos, tendo como oficiais substitutos Mário César Alves e Gabriel Ferreira Assed, e como escreventes Natally Aparecida Cristina de Oliveira e Karina Aparecida Marsolla de Almeida.

Os casamentos realizados pelo cartório são conduzidos pelos juízes de paz Fúlvio de Souza Matos e Eurípedes Pistore.

Na celebração dos 150 anos, também são homenageados Tibúrcio Simpliciano Barbosa, Balduíno de Freitas, José Nunes Tosta e Alceu Barboza Nunes.

Outros homenageados

Entre eles, Érika destaca especialmente Alceu Barboza Nunes, que exerceu a função de juiz de paz por mais tempo: de 1956/57 a 1976 e, posteriormente, de 1981 a 2006.

A trajetória de 150 anos do Cartório de Registro Civil de Ituverava representa, assim, parte da própria memória do município, preservada por meio de documentos, registros e pelas pessoas que, em diferentes períodos, contribuíram para a continuidade de seus serviços.

Memória de quem fez história

Em Ituverava, a instalação ocorreu em 1876 e, conforme as informações históricas reunidas pelo cartório, os primeiros atos foram realizados no ano seguinte.

Ao celebrar a data, Érika Rubião faz questão de homenagear oficiais, funcionários e juízes de paz que, ao longo dos anos contribuíram para a trajetória da instituição.

“Não posso deixar de lembrar e homenagear, já pedindo desculpas caso me esqueça de alguém, as pessoas que estiveram à frente do Cartório como Oficiais designados pelo Estado, bem como os funcionários e juízes de paz”, destaca.

A oficial registradora civil titular, Érika Rubião Lucchesi (no destaque) e equipe do Cartório

Leia também