Tribuna de Ituverava — Fundado em 1.949
Caderno Principal · Esporte

Lorena é indicada à Bola de Ouro como melhor goleira da temporada

A ituveravense foi a goleira titular do Brasil na conquista da Copa América Feminina 2025, na decisão por pênaltis

14 de setembro de 2026 às 17:05
Lorena é indicada à Bola de Ouro como melhor goleira da temporada
A ituveravense Lorena, goleira do Kansas City, disputa a Copa América pela Seleção Brasileira (Foto: Lívia Villas Boas/Divulgação)

A goleira da Seleção Brasileira, Lorena, está entre as indicadas à Bola de Ouro 2026, na categoria de melhor jogadora do mundo e da posição.

A lista de concorrentes foi divulgada na terça-feira, 8 de setembro, pelos organizadores do evento – a revista France Football em parceria com a Uefa, e a brasileira aparece como a única representante do país na disputa.

A arqueira, natural de Ituverava, aliás, vai disputar dois troféus: além do de melhor jogadora, também está no páreo pela taça de melhor goleira do planeta.

Ela está concorrendo a premiação com nomes de peso do futebol feminino internacional, como Ann-Katrin Berger, Cata Coll, Hannah Hampton e Ayaka Yamashita.

A ganhadora do Ballon d’Or será conhecida no dia 26 de outubro, em evento de gala em Londres.

A edição deste ano celebra os 70 anos da premiação criada pela revista France Football.

A atual vencedora é a espanhola Aitana Bonmatí, que ficou fora das 30 indicadas neste ano.

Requisitos

A Bola de Ouro leva em consideração o período de 1º de agosto do ano anterior a 31 de julho do atual, como é a temporada na Europa.

Neste ano esportivo, a ituveravense Lorena conquistou o título da Copa América Feminina com o Brasil.

A decisão contra a Colômbia foi para os pênaltis e a goleira fez grande defesa para sacramentar a vitória

Trajetória e título com a Seleção Brasileira

Atualmente jogando no Kansas City, dos Estados Unidos, a goleira foi convocada para a Seleção Brasileira pela primeira vez em 2021 e, desde então, passou a ser nome presente na lista de Arthur Elias.

Em 2024, a atleta fez parte da campanha que levou o Brasil à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.

No ano seguinte, foi campeã da Copa América, em final contra a Colômbia, que foi decidida nos pênaltis, quando a própria Lorena defendeu duas cobranças.

Premiação
A entrega dos prêmios será dia 26 de outubro, no entanto, desta vez, a cerimônia não será na França, como geralmente acontece.

A sede de 2026 será Londres.

A mudança acontece em razão aos 70 anos da Bola de Ouro e em homenagem ao inglês Stanley Matthews, que foi o primeiro jogador a vencer o troféu, em 1956.

Confira as indicadas ao prêmio de melhor goleira

1. Ann-Katrin Berger (Alemanha)

2. Cata Coll (Espanha)

3. Hannah Hampton (Inglaterra)

4. Lorena (Brasil)

5. Ayaka Yamashita (Japão)

Leia também