Primeiro semestre de 2023 foram 13 veículos, enquanto o ano inteiro de 2022 chegou a apenas 9
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que ao longo do primeiro semestre de 2023, Ituverava já registra maior número de veículos recuperados que todo o ano de 2022. Entre janeiro e junho desse ano, foram 13 veículos, enquanto ao longo do ano passado, foram 9.
O número de 2023 também é segundo maior da microrregião, atrás de Orlândia (20), empatado com Miguelópolis (13) e à frente de São Joaquim da Barra (8). Depois vêm Igarapava (4), Aramina (3), Guará (3), Buritizal (0), Jeriquara (0) e Rifaina (0).
Ribeirão Preto, maior cidade da região, soma 366 veículos recuperados no primeiro semestre de 2023 e Franca, segunda maior, 86.
Competência
As estatísticas evidenciam o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, que não medem esforços para garantir a segurança da população por meio da busca pela ordem social.
É importante ressaltar a agilidade na recuperação dos veículos furtados, pois os criminosos rapidamente desmontam os carros e vendem as peças para desmanches.
Funcionamento ilegal
Muitos desses desmontes, inclusive, funcionam de maneira ilegal. No início do mês, por exemplo, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), em parceria com as Polícias Civil e Militar, fiscalizou oito desmanches de carros e motos em Ribeirão Preto e constatou que sete deles não estavam credenciados ao órgão e funcionavam clandestinamente. O oitavo estava regular e comercializa apenas peças novas.
A ação, realizada mediante denúncias e investigações prévias de supostas irregularidades, foi realizada com o objetivo de reprimir roubos e furtos de veículos e peças na região, algo que tem crescido nos últimos anos.
Roubos e furtos
Outro dado destacado pela Segurança Pública do Estado de São Paulo é que no primeiro semestre de 2022, Ituverava somou 19 furtos e roubos de veículos, número que caiu para 18 no mesmo período de 2023.
Apesar da queda, Ituverava tem o terceiro maior número da microrregião, atrás de Orlândia (22) e Miguelópolis (20) e à frente de São Joaquim da Barra (11), Igarapava (10), Guará (5), Buritizal (2), Aramina (1), Rifaina (1) e Jeriquara (0). Em Ribeirão Preto, foram 890 furtos e roubos de veículos e em Franca, 223.
Estabelecimentos credenciados
O Detran-SP reforça a importância de o cidadão realizar consultas dos estabelecimentos credenciados no portal do Departamento de Trânsito antes de efetuar qualquer serviço.
A busca pode ser feita em detran.sp.gov.br na aba de “Parceiros”, “Desmontes”, “Empresas registradas”. Caso a empresa não seja encontrada na pesquisa, o procedimento não deve ser realizado no local. Além disso, é de suma importância exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.
Caso o cidadão desconfie de algum local irregular, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, pelo site: www.webdenuncia.org.br.
Número de veículos recuperados na região no primeiro semestre de 2023
Orlândia: 20
Ituverava: 13
Miguelópolis: 13
São Joaquim da Barra: 8
Igarapava: 4
Guará: 3
Aramina: 3
Buritizal: 0
Jeriquara: 0
Rifaina: 0
Total: 64
Ribeirão Preto: 366
Franca: 86
Total de Ribeirão e Franca: 422
Total geral de todas a cidades: 486
Número de roubos e furtos de veículos na região no primeiro semestre de 2023
Orlândia: 22
Miguelópolis: 20
Ituverava: 18
São Joaquim da Barra: 11
Igarapava: 10
Guará: 5
Buritizal: 2
Aramina: 1
Rifaina: 1
Jeriquara: 0
Total: 90
Ribeirão Preto: 890
Franca: 223
Total de Ribeirão e Franca: 1.113
Total geral de todas a cidades: 1.203