Oitava edição da Expam é realizada com sucesso em Ituverava

Participaram da feira cerca 300 animais da raça nelore e 70 da raça Guzerá

Organizadores e vencedores da oitava edição da Expam

Com um saldo bastante positivo, a VIII Exposição Agropecuária da Alta Mogiana (EXPAM) terminou na última quinta-feira, 15 de outubro. A feira foi realizada entre os dias 8 e 15 desse mês, reunindo criadores de gado das raças Nelore e Guzerá de todo o Brasil.
A Expam foi organizada pela APCN (Associação Paulista dos Criadores de Nelore) e LRS Eventos, com o apoio do Sindicato Rural de Ituverava, que é presidido pelo agropecuarista Guilherme Ribeiro Rocha Chavaglia, e da Prefeitura de Ituverava.
Diferente das outras edições, neste ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, o evento não pôde ser aberto ao público, sendo restrito apenas a organizadores, criadores, tratadores e juízes.
Outras atrações que já eram comuns na Expam, como feiras de negócios e de veículos, máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas e estandes de empresas também não fizeram parte da programação deste ano, para evitar a propagação do vírus.

Ranking Nacional
O grande destaque esta edição foi mesmo a exposição e julgamento do gado para classificação no Ranking Nacional da Raça Nelore. Participaram da mostra cerca 300 animais da raça nelore e 70 da raça Guzerá. O encerramento da competição ocorreu na tarde de quinta-feira, quando foram definidos todos os ganhadores.
Para garantir a segurança de todos, além da restrição de público, a organização adotou também diversas medidas de prevenção ao novo coronavírus, como uso de máscaras e álcool em gel, aferição de temperatura corporal e distanciamento social.

Mudanças devido à pandemia
O presidente do Sindicato, Guilherme Chavaglia, fez um balanço positivo da oitava edição da Expam que, com a pandemia, destacou quais foram as principais mudanças em relação aos outros anos.
“Esse ano só conseguimos promover a competição e o julgamento para o Ranking Nacional. Devido à pandemia não conseguimos difundir o evento da forma como gostaríamos e só pudemos, na realidade, realizar as competições, o julgamento do gado e a pontuação dos criadores para o Ranking Nacional. Contudo, entre os expositores, cujo objetivo é mais voltado para a criação, não houve grandes mudanças”, afirma.

Sucesso

Chavaglia afirmou ainda que, embora não tenha recebido grande público, tendo em vista as restrições, a exposição, mais uma vez, foi um sucesso. A estimativa era de que cerca de 120 criadores participassem do evento ao longo dos oitos dias.
“Dentro do objetivo da feira, superamos todas as expectativas, principalmente com relação à quantidade e qualidade dos animais. Além do mais, contamos com a participação dos melhores criadores do Brasil, tendo em vista que a exposição faz parte do circuito nacional”, destaca.
“É de interesse dos criadores, que fazem parte do ranking nacional, participar da Expam, pois é o momento de expor os seus animais e concorrer às premiações. Sem dúvida, promovemos uma feira de alta categoria, que dificultou até mesmo o trabalho dos juízes na hora da classificação”, observa Guilherme Chavaglia.
O presidente também ressalta que o Sindicato Rural de Ituverava continua à disposição de todos os expositores e promotores de evento para os próximos meses e, principalmente, para fomentar negócios e gerar benefícios para os produtores rurais.

Vencedores da oitava Expam

Melhor expositor: Dorival Gibertoni

Melhor criador: CRL Agropecuária Ltda.

Final Suprema: CRL Agropecuária Ltda.

Grande Campeã: Camila FIV ORL, da Fazenda Santa Terezinha, de Taquaritinga

Reservada Grande Campeã: Rubi FIV LUC, da Fazenda Santa Terezinha, de Taquaritinga

Grande Campeão: Roque FIV GIBER, da Fazenda Santa Terezinha, de Taquaritinga

Reservado Grande Campeão: Expoente FIV CRL, da Fazenda Catas Altas, de Inhaúma