Olimpíada Brasileira de Matemática abre inscrições

Escolas públicas e privadas já podem se inscrever para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições para a edição 2018 começou dia 21 de fevereiro e vai até 2 de abril. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelas escolas pela internet.
A primeira fase da olimpíada será realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Os vencedores devem ser anunciados em 21 de novembro, segundo o calendário divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a competição de matemática.
Podem participar escolas com turmas de Ensino Fundamental II (do sexto ao nono ano) ou de Ensino Médio.
No ano passado, cerca de 18 milhões de estudantes de quase todos os Estados brasileiros participaram das provas.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Estímulo 

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.