Olimpíadas 2021: saiba tudo sobre os jogos que começam dia 23

As Olimpíadas 2021, principal evento esportivo do mundo, devem começar dia 23 de julho. Atletas de diversas modalidades e de diferentes partes do mundo estarão competindo por medalhas em Tóquio, na capital japonesa.
Mais uma vez, o Brasil estará representado nos Jogos Olímpicos e presente em diversas modalidades, como futebol, vôlei, natação, entre tantas outras.

Data das Olimpíadas 2021
As Olimpíadas 2021 deveriam ter acontecido no ano passado. No entanto, isso não ocorreu por conta da pandemia da Covid-19. A edição 2021 dos Jogos Olímpicos está prevista para entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. A Paralimpíada deve ocorrer de 24 de agosto a 5 de setembro. Os dois eventos acontecerão em Tóquio, no Japão.

Vai ter público nas Olimpíadas de Tóquio?
A ministra das Olimpíadas, Tamayo Marukawa, fez o anúncio após discussões com autoridades e organizadores na quinta-feira, 8 de julho. Um estado de emergência em Tóquio estará em vigor durante os Jogos, para combater o coronavírus.
O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, disse a repórteres que o estado emergencial funcionará de 12 de julho a 22 de agosto. Bares e restaurantes não podem servir bebidas alcoólicas e devem fechar até as 20h.
Os ingressos comprados por residentes no exterior para as Olimpíadas e Paralimpíadas serão reembolsados. No entanto, não haverá nenhuma compensação financeira para quem já tinha reservado hotel para acompanhar as competições esportivas em solo japonês.

Como será a rotina de testes dos atletas
Com o objetivo de assegurar mais segurança aos atletas, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio fará testes diários de Covid-19 em todos os esportistas. Além disso, eles farão 2 testes de Covid antes do embarque para o Japão.
Vale destacar que todos os participantes estão proibidos de utilizar o transporte público em Tóquio. A medida visa assegurar mais segurança às pessoas envolvidas no evento, pois elas evitarão aglomerações em solo japonês.

Modalidades das Olimpíadas
As Olimpíadas 2021 contarão com 46 modalidades esportivas e os jogos de Tóquio terão 5 novas modalidades. Passarão a integrar a lista de esportes olímpicos o beisebol, escalada, karatê, skate e surfe.
Os países participantes das Olimpíadas 2021
Mais de 200 países dos 5 continentes estão previstos para participar dos Jogos Olímpicos. Apesar disso, por motivos diferentes, dois países não estarão presentes nas Olimpíadas do Japão.
A Coreia do Norte confirmou que não vai participar do evento esportivo. Em abril, o Ministério do Esporte local anunciou a desistência da competição alegando que visa proteger os seus atletas da pandemia do Coronavírus.

Rússia ausente
Outro país que estará ausente dos Jogos Olímpicos é a Rússia. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) baniu o país de competições esportivas mundiais até o fim de 2022. De acordo com o tribunal, as autoridades russas teriam alterado um banco de dados do laboratório de testes de Moscou antes de entregar para os investigadores da WADA (agência mundial antidoping).
Desse modo, os russos não poderão participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, o país não poderá competir na Copa do Mundo de 2022, que será no Catar.
No entanto, os atletas russos que conseguirem comprovar que não estão envolvidos em escândalos de doping poderão competir, mas representando a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI) nas Olimpíadas.

Alguns países já confirmados

Sobre os países confirmados, o Japão é o país sede. Por esse motivo, estará em todas as modalidades e contará com a maior delegação. O país terá 436 atletas. O Brasil também participará da competição e 178 atletas estão confirmados.
Diversas nações também participarão dos jogos e entre elas estão: Estados Unidos; Austrália; Grã-Bretanha; Canadá; China; França; Alemanha; Espanha; Itália; Holanda; Nova Zelândia; Coreia do Sul; Argentina; Polônia; África do Sul; Egito; Índia e México.