Foram cumpridos 11 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão nas duas cidades na manhã de terça-feira, 31
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Estado de São Paulo, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou uma operação na manhã de terça-feira, 31 de outubro, em Ituverava e Franca.
O objetivo era cumprir 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão contra membros de facção criminosa nestas cidades.
Durante a ação, as autoridades localizaram 11 das 12 pessoas com mandado de prisão temporária expedido. Outro indivíduo já era procurado por crime de violência doméstica e, também foi preso.
Houve ainda duas prisões em flagrante por tráfico. Todos os 14 presos s,ão envolvidos com o crime organizado.
Apreensão
A operação resultou ainda na apreensão de 0,542 kg maconha, 0,756 kg Cocaína, 0,769 kg crack, 1 carregador pistola calibre 380, 6 munições de calibre 380, 28 celulares, 3 balanças de precisão, R$13.434,00, vários eppendorfs vazios, caderno de anotações e 2 notebooks.
Os objetos ilícitos foram levados à Delegacia de Polícia, enquanto os demais objetos apreendidos foram encaminhados para a sede do GAECO de Franca.
Atuaram na operação, 14 viaturas do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (sendo 3 viaturas do Canil), 8 da Força Tática do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior e a unidade Águia do Comando do Policiamento do Interior Três.
Tabuleiro ou tribunal do crime
Durante as investigações, segundo o Gaeco, “ficou evidente que esses membros não apenas se uniam para o tráfico de drogas, mas também cometiam atos violentos contra pessoas, envolvendo uma prática conhecida como ‘tabuleiro’ ou ‘tribunal do crime’, agindo como autoridades locais por meio de violência e ameaças”.