
Na última terça-feira, 30 de janeiro, foi proferida na Vila Dignidade uma palestra sobre “Saúde Mental do Idoso e suas Implicações”, pelo psiquiatra Dr. Eduardo Figueiredo Jorge, voluntariamente.
Além dos 25 idosos que residem na Vila Dignidade, participaram da palestra a coordenadora, Giovana Verdinelli; a diretora da Proteção Especial, Luciana Gambi, representando o secretário do Bem-Estar e Integração Social, Antônio Carlos Silva; integrantes da equipe do ESF Benedito Trajano Borges; a enfermeira Juliana Machado e equipe de profissionais que acompanharam os idosos do Abrigo de Idosos ‘Comendador Takayuki Maeda’; a coordenadora do CRAS, Cláudia Delefrate; idosos pacientes do CAPS Viver e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a palestra teve o intuito de orientar os idosos e seus cuidadores sobre o processo de envelhecimento e as possíveis consequências psiquiátricas decorrentes, com foco na prevenção e possíveis tratamentos.
Avaliação
“Na palestra, salientamos também a necessidade de busca por avaliação profissional e a tentativa de diminuir o estigma que a psiquiatria ainda sofre. Focamos principalmente patologias que costumam preocupar mais os indivíduos dessa faixa etária, como Alzheimer e demências e Transtorno Depressivo Maior. Foi dada também atenção ao aumento da prevalência de dependência química desta população, especialmente o álcool”, explica o psiquiatra Dr. Eduardo Figueiredo Jorge.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado fala sobre a palestra. “Agradeço ao Dr. Eduardo pela palestra, pois foram abordados temas de suma importância para melhorar a qualidade de vida dos idosos e garantir um envelhecimento saudável. Parabéns a todos os envolvidos”, elogia Adriana.
O profissional
O palestrante Dr. Eduardo Figueiredo Jorge é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, tem Residência Médica em Psiquiatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e possui título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
Já foi psiquiatra do Programa de Saúde Mental da Mulher (Promulher) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e é docente de Psiquiatria (Emergências Psiquiátricas) do curso de Medicina da Universidade de Franca. Em Ituverava, o psiquiatra atende no Caps Viver, na Clínica Sunmed, e em consultório particular, na Avenida Dr. Soares de Oliveira, 344, sala 201.