
A área comercial é a que apresenta maior demanda no município, principalmente em empresas ligadas a lazer e alimentação
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ituverava divulgou o balanço dos serviços referentes ao ano de 2024.
Ao longo do ano, foram contabilizadas mais de 740 vagas abertas e oferecidas no posto de atendimento.
Segundo o diretor do PAT de Ituverava, Daniel de Lima Gambi Barbosa Faria, a área comercial é a que apresenta maior demanda no município, principalmente em empresas ligadas a lazer e alimentos em geral.
“Tivemos um grande volume de ofertas de trabalho em bares, lanchonetes, restaurantes, quadras de beach tennis, inclusive, temos em vista uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Industria e Comércio e a Prefeitura Municipal de Ituverava para trazermos vários cursos de especialização nesse seguimento”, adianta Gambi.
“Também conseguimos um aporte muito grande nesse ano corrente de 2024, com a chegada da CONSAG (Grupo Andrade Gutierrez) no setor de construção civil, com uma tendência de aumentar ainda mais no início de 2025”, afirma.
Serviços
Além das vagas de empregos e da atualização de cadastro, as unidades dos PAT oferecem outros serviços para a população, como: atendimentos relacionados a entrada ao Seguro-Desemprego, captação de vagas e direcionamento de vagas, oferta e procura na atuação do mercado de trabalho e um grande projeto chamado Intermediação de mão de obra (Imo).
“Ainda orientamos e damos suporte no cadastro da carteira de trabalho, lembrando que, hoje em dia, só existe a carteira de trabalho digital, criada pelo próprio trabalhador no seu celular”, destaca Gambi.
Como se inscrever
Maiores informações sobre vagas ou serviços oferecidos podem ser obtidas através das redes sociais do PAT de Ituverava (Facebook: PAT Ituverava e Instagram: @pat_ituverava) ou presencialmente na unidade do PAT, que funciona junto ao Poupatempo, à Rua Dionísio Barbosa Sandoval, 957.
Para as empresas que desejam anunciar vagas através do PAT, o contato é realizado através de um e-mail corporativo.
“Enviamos um formulário ao empregador para que possamos ajudá-lo a encontrar o perfil ideal para aquela vaga”, explica.
“Contamos ainda com uma estrutura para receber o empregador e proporcionar a possibilidade de realizar as entrevistas de emprego em nossa sede, localizada no Poupatempo”, informa Gambi.
Previsão para 2025
Segundo o diretor, o PAT de Ituverava tem boas projeções para 2025, tendo em vista a possibilidade da chegada de novas empresas a cidade.
“Nosso maior desejo é que possamos bater a meta de 2024 – prestar sempre o melhor e mais satisfatório atendimento. Nossa missão em 2025 é aquecer o mercado de trabalho da nossa cidade, realocando pessoas que estiverem sem emprego”, ressalta.
“Entendo que o trabalho do PAT é de grande valia para a cidade, além de ser gratuito, tem a possibilidade de aumentar os índices socioeconômicos e dar maior visibilidade ao município”.
Como conseguir vaga
Ele dá algumas dicas para quem quer começar o ano com emprego novo e ressalta a importância da constante qualificação profissional.
“Dedicação, especialização e não desistir são fatores fundamentais. Temos casos específicos e marcantes na nossa unidade, de pessoas que foram perseverantes e foram contempladas com um emprego”, enfatiza Gambi.
“A qualificação profissional é fundamental para conseguir de destacar no mercado de trabalho, que é altamente concorrido em meio a tantos colegas de profissão”.
“As empresas estão em busca de pessoas que não só consigam desempenhar funções, mas que também somem a organização com habilidades, visões e estratégias”, observa.
Serviço
Além do diretor do PAT – Daniel de Lima Gambi Barbosa Faria, a equipe da unidade conta com a colaboradora Amanda Cristina Ferreira Silva Andrade, responsável direta pelo projeto Intermediação de Mão de Obra (IMO).
Vagas disponíveis no PAT
- Atendente balconista – 2 vagas
- Auxiliar de estoque – 1 vaga
- Auxiliar de linha de produção – 2 vagas
- Empregado doméstico faxineiro – 1 vaga
- Frentista – 4 vagas
- Motorista de automóveis – 1 vaga
- Vendedor de comércio varejista – 1 vaga
- Vendedor interno – 4 vagas
- Atendente de padaria – 1 vaga
Qualificação profissional
O diretor do PAT ressalta que a técnica, prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos importantes para qualquer profissional.
“Por isso, é fundamental investir em aperfeiçoamento e se manter sempre atualizado, desenvolvendo novas habilidades, especialmente aquelas que se tornem um diferencial e o mantenha um passo à frente da concorrência”.
“Finalmente cabe agradecer a todo respaldo e apoio que temos de nossa Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, a qual somos subordinados, e também da Prefeitura Municipal em nome do prefeito Luiz Araújo”, agradece Daniel Gambi.
