Plataformas oferecem cursos on-line gratuitos e com certificação

Fazer cursos on-line gratuitos com certificado grátis para imprimir é uma ótima forma de aprender e também enriquecer o currículo. A variedade é tanta que é uma boa opção até para aprender algo novo ou encontrar um novo hobby. Confira uma lista de sites com cursos on-line sobre os mais diversos assuntos:

Sebrae
O Sebrae é uma instituição voltada para o negócio. Com a intenção de ajudar o pequeno empreendedor a se qualificar, oferece diversos cursos gratuitos online com certificados.
A disponibilidade é variada e vai desde o curso sobre gestão de bares e restaurantes até como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais.

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza dezenas de cursos gratuitos a distância, em diferentes áreas. As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa interessadas. Além disso, não importa em qual lugar do Brasil você esteja.

Brasil Mais Digital
São mais de 40 cursos on-line gratuitos com certificado grátis para imprimir, que abordam tanto tecnologia, quanto técnicas de alfabetização. Pessoas de qualquer idade podem se inscrever.

Fundação Getulio Vargas
Uma das mais renomadas instituições de ensino também oferece diversos cursos on-line gratuitos com certificado grátis para imprimir. Para isso, faz parcerias com diversas empresas, que custeiam os gastos.

Senai Mato Grosso do Sul
O Senai do Mato Grosso do Sul oferece 12 cursos gratuitos a distância em seu portal. Neles, você encontrará ensinamentos sobre meio ambiente, empreendedorismo, lógica, entre outros.

UNA-SUS
O portal UNA-SUS é ligado ao Sistema Único de Saúde e oferece vários cursos. É o portal certo para quem gosta da área da saúde e quer enriquecer o currículo. Navegando pela plataforma, há sempre novos cursos on-line gratuitos com certificado grátis para imprimir recebendo inscrição.

AVASUS
Essa plataforma de cursos on-line gratuitos com certificado é ligado ao Ministério da Saúde. Nela, você vai achar temas variados como um curso sobre plantas medicinais e outros sobre cuidados com idosos. São dezenas de oportunidades.

Fiocruz
A Fiocruz oferece cursos variados, mas todos eles com vagas limitadas. Para conquistar uma delas, é preciso ficar atento à plataforma. Só assim conseguirá se inscrever, estudar e conquistar um certificado.

Rock Content
Essa é uma empresa de marketing digital, que também oferece alguns cursos online. Dentre eles, há oito cursos on-line gratuitos com certificado grátis para imprimir. O Curso Outbound Marketing & Sales e o Curso Onboarding iClips são algumas das opções.

Hubspot
A HubSpot Academy oferece um curso gratuito de certificação de inbound marketing. As aulas são oferecidas em inglês, mas com legenda em português. Depois de terminar um curso, o aluno faz uma prova e conquista uma certificação. Tudo sem pagar nada.

Facebook
Muita gente nem imagina, mas o Facebook oferece diversos cursos virtuais gratuitos. São mais de 90 alternativas, que servem tanto para quem quer começar a empreender na rede social, quanto para quem quer trabalhar com ela.

Linkedin
O Linkedin, a rede social voltada para troca de assuntos profissionais, também conta com uma plataforma de cursos on-line. São 16 mil cursos, mas nem todos são gratuitos. Por isso, é preciso garimpar para se inscrever.

Google
O Google faz parte da rotina de todo mundo que usa a internet. Já na hora de estudar, a plataforma também decidiu contribuir.

Veduca
A plataforma é da Universidade de São Paulo (USP) e oferece 42 cursos on-line. Qualquer pessoa interessada por estudar. Há oportunidades para estudar sobre eletromagnetismo, física, engenharia econômica, entre outros.

Senar
Para quem quer aprender sobre agricultura e produção animal, a melhor plataforma para fazer um curso on-line grátis é a do Senar. São mais de 50 cursos em diferentes áreas, mas sempre voltadas para a produção agrícola ou agronegócio.

Intelbras Itec
O Centro de Capacitação em Tecnologia da Intelbras também oferece diversos cursos gratuitos on-line. A partir do momento que a pessoa se inscrever ela tem 14 dias para terminar. Ganha certificado quem tiver um bom aproveitamento.

Fundação Bradesco
A Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos em diferentes temáticas. Dentre elas: administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, educação básica e pedagogia ou informática.

Escola Nacional de Administração Pública – Enap
A Escola Nacional de Administração Pública – Enap é do Governo Federal e há muitos anos oferece cursos gratuitos on-line. As áreas dos cursos são variadas como, por exemplo, auditoria e controle, dados, informação e conhecimento, desenvolvimento gerencial ou educação e docência.

Avamec
A Avamec é uma plataforma de cursos virtuais do Ministério da Educação, ou seja, são cursos online gratuitos com certificado grátis para imprimir reconhecido pelo MEC. Como a plataforma é do MEC, são cursos on-line gratuitos com certificado grátis na área da educação. Dentre eles, é possível encontrar cursos virtuais sobre atletismo ou BNCC.

Microsoft
O site da Microsoft oferece curso variados, para quem está começando a aprender e também para profissionais do setor. Quem quiser, poderá conquistar a certificação da Microsoft.