PMs de Cristo comemoram 27 anos na próxima semana

Organização é composta por um grupo de policiais militares cristãos

Reverendo Cleber Rocha e policiais de Ituverava

Com o lema “Levando a palavra de Fé, Vida e Esperança ao policial militar”, a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo – os Policiais de Cristo, têm conquistado o respeito e o reconhecimento da sociedade. A organização formada por um grupo de policiais militares cristãos, que se organizam voluntariamente como entidade missionária para levar a mensagem de Cristo, nasceu de modo informal, na Academia de Polícia Militar de Barro Branco (APMBB), em São Paulo.
Na época, cadetes das mais diversas cidades do interior paulista, sentiam a necessidade de compartilhar com irmãos de fé suas dificuldades e experiências pessoais com Deus, então começaram a se reunir semanalmente, para um momento devocional com louvor, oração e reflexão bíblica.
Consolidação
A iniciativa se consolidou e, em 25 de junho de 1992, inspirados na história bíblica de Neemias (homem que mobilizou as famílias de Israel para a reconstrução dos muros de Jerusalém), cerca de 40 policiais militares, de várias denominações evangélicas, se uniram para oficialmente fundar a “Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo”, entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza cristã evangélica, de caráter adenominacional, conhecida hoje como PMs de Cristo.

Comemoração

Às vésperas de completar 27 anos de fundação, que acontece na próxima terça-feira, 25 de junho, a associação de militares tem como missão valorizar a figura humana do policial e continua sendo constituída por policias de diversas denominações, em parceria com a comunidade cristã, colaboradores e voluntários.
A data de fundação dos PMs de Cristo, inclusive, foi instituída no calendário oficial do Estado de São Paulo, por meio da Lei nº 14.798//12, de autoria do deputado José Bittencourt e, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em 2012.

PMs de Cristo atuam em todas as regiões do Estado

Policiais de Ituverava que fazem parte dos PMs de Cristo

Os PMs de Cristo atuam em todas as regiões de São Paulo por meio de Núcleos – cerca de 550 – e do Projeto Polícia e Igreja nas unidades policiais, onde capelães voluntários, militares ou civis, realizam reuniões semanais denominadas “Momento com Deus”, com reflexões bíblicas e orações, visando o fortalecimento da fé e a melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade de vida.
Coordenação
Em Ituverava, o núcleo é coordenado pelo Policial Militar Ambiental, Pastor Capelão – Gildo Nascimento (“Líder da Capelania de Ituverava”) e conta com líderes de várias denominações evangélicas, que auxiliam a Capelânia PMs de Cristo, como o reverendo da Igreja Metodista no Brasil, Cleber Rocha, o pastor Alexandre Rosato, da Assembleia de Deus Ministério Do Belém e, em Miguelópolis, com os pastores Vanderlei José Venutti, da Congregação Presbiteriana de Miguelópolis e Marcos, da Igreja Evangélica Metodista. “Principais braços da Associação, os capelães PMs de Cristo se dedicam a prestar assistência emocional e espiritual aos policias. Fazem aconselhamentos, visitas, celebram casamentos, cultos fúnebres, entre outras atividades”, explica o PM Gildo Nascimento.
O grupo também promove eventos, como cultos de ações de graças, vigílias, campanhas de oração, encontros temáticos, dentre outras ações em parceria com as igrejas e lideranças evangélicas.

Como participar
Para fazer parte da missão PMs de Cristo, os interessados devem entrar no site e seguir as instruções. Entre os requisitos, a associação pede que os militares sejam intercessores, orando pela missão PMs de Cristo e família policial e participando dos eventos da associação; como voluntários, participando da capelania e contribuam financeiramente, já que a missão PMs de Cristo é mantida através de doações oriundas dos próprios militares, igrejas e outros parceiros.