Prefeitura, Senai e Busa discutem programa Indústria 4.0 para Guará

O empresário Luis Carlos Rodrigues (Busa) em reunião com o prefeito de Guará Vinicius Engenheiro e outras autoridades

Chamado de “A Quarta Revolução Industrial”, programa engloba amplo sistema de tecnologias avançadas

A prefeitura de Guará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai) e a Busa – Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas discutiram, dia 18 de fevereiro, a formatação de um plano de desenvolvimento para criação e implantação do Programa Indústria 4.0 na cidade.
Participaram da reunião em que foi discutida a implantação desse programa em Guará, o prefeito – Vinícius Engenheiro; o empresário – Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”); o coordenador do Senai – Walter Ferreira; o secretário de Governo da prefeitura – Túlio Chaud; a diretora da Escola Técnica Profissionalizante “Maestro Arthur Afonso Bini” – Tereza Furtado, e o assessor técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação – Luiz Carlos dos Santos Júnior.
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a “Indústria 4.0” engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo, segundo o Portal da Indústria.
A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade das empresas, conforme o mesmo portal, ao aumentar a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.

Implantação

“A reunião me deixou muito esperançoso em relação à implantação do Programa Indústria 4.0 em Guará”, disse o prefeito. “Poderemos incentivar todas as empresas do nosso município a implantarem esse projeto, de grande importância, com novas tecnologias e ferramentas para dar maior qualidade e agilidade na produção, beneficiando as empresas e também os trabalhadores”, acrescentou Vinicius Engenheiro.
No dia seguinte à reunião, na sexta-feira, 19 de fevereiro, o prefeito e o empresário Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”) assinaram ofício enviado ao diretor do Senai em Franca, Wagner Lopes Muinos, solicitando “estudo, elaboração e análise de projeto para a execução de Programa Educacional com foco na Indústria 4.0”.