Primeiras lojas do Mercadão Francano abrem as portas

Logistas fazendo os preparativos finais para a abertura do Mercadão. Na foto: Joel Rezende Assis da loja de queijos.

O Mercadão Francano é uma realidade, e as primeiras lojas já abriram as portas desde quinta-feira, 22 de novembro. Previsto inicialmente para ser inaugurado no ano passado, o espaço já conta com aproximadamente 50 lojas ocupadas e que têm previsão para funcionar antes do fim de 2018. A expectativa inicial é que cerca de 3 mil pessoas visitem o espaço diariamente. Mesmo enquanto todas as lojas não começam a funcionar, os visitantes já podem aproveitar opções como os espaços de Frutas Exóticas, Queijo da Canastra, restaurantes e lanchonetes diversas e a choperia, espaço kids e loja de presentes e lembranças. Já nos próximos dias também está previsto o funcionamento de lojas de roupas, calçados, empórios, acessórios eletrônicos, aromatizantes e de artesanato, dentre outras.
Apesar de o Mercadão já estar de portas abertas, a inauguração formal do espaço está prevista para o dia 28 de novembro, quando os visitantes poderão aproveitar música ao vivo e brinquedos para as crianças. O Mercadão de Franca funcionará de segunda a quinta-feira, das 8 às 22 horas; das 8 à meia-noite nas sextas-feiras e sábados; e, aos domingos, das 8 às 16 horas.

Ex-prefeito de Miguelópolis é condenado por pintar prédios públicos com cor de campanha eleitoral 

A Justiça condenou o ex-prefeito de Miguelópolis (SP) Vergílio Barbosa Ferreira (PP) por determinar a pintura de prédios públicos municipais na cor verde, alusiva à sua campanha eleitoral.
Em decisão de 13 de novembro, o juiz da 1ª Vara Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva entendeu que houve desvio de poder e tentativa de autopromoção por parte do então chefe do Executivo. Por isso, condenou Vergílio Barbosa Ferreira a multa, ressarcimento dos cofres públicos e suspensão dos direitos políticos. Ainda cabe recurso.
“Prefeito que escolhe a cor de sua campanha eleitoral para pintar, para marcar dezenas de prédios públicos, sem motivação idônea, já que as intervenções foram feitas sem justificativa, traduzindo-se em obras desnecessárias, age com o nítido escopo de delimitar território político, o que é ilegal e desprezível”, disse Silva, na sentença.
Procurado pelo G1, o advogado de defesa de Ferreira, Lucas Moises Garcia Ferreira, preferiu não se manifestar porque ainda não foi intimado sobre a decisão. Fonte: www.g1.globo.com

Após áudio, ministro doTrabalho demite secretário executivo
O ministro do Trabalho, Caio Veira, dispensou seu secretário executivo, Admilson Moreira, depois que a Coluna revelou um áudio dele enviado a um grupo de WhatsAppde auditores fiscais em que aponta aparelhamento da máquina pública por partidos que comandaram a pasta, como PT, PDT, Solidariedade, PTB, além da Força Sindical e da bancada evangélica. A dispensa está no Diário Oficial da União de hoje.
Na gravação revelada, Admilson afirmou que “a coisa degringolou mais ainda, porque juntou esse aparelhamento sindical à ânsia do PTB de se locupletar”. Ainda acusou a bancada evangélica de também ter bebido “dessa fonte” e o ministério, de não estar dedicado ao “interesse social”.
O áudio abriu uma crise na Esplanada e motivou o ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira a entrar com requerimento de convocação de Caio Vieira na Comissão do Trabalho da Câmara. “O ministro vai ter de explicar também sobre as autuações de trabalho escravo a que responde”, diz Nogueira. A assessoria do Ministério do Trabalho não quis se manifestar. Aos colegas auditores, Admilson traçava uma forma de “se infiltrar” na equipe de transição de Bolsonaro para poder defender a manutenção do ministério. Ele ainda acusou o coordenador de assuntos jurídicos de Bolsonaro, Pablo Tatim, de querer “fatiar” a pasta. Coluna do Estadão. Mais Médico e essa constatação no Ministério do Trabalho é só o começo do que vem por aí e que será desbaratado.

Haddad vira réu por corrupção em processo derivado da Lava Jato
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), segundo colocado na eleição presidencial deste ano, virou réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em ação judicial que apura se ele recebeu repasses da empreiteira UTC Engenharia entre maio e junho de 2013, para pagamento de dívidas de sua campanha à prefeitura paulistana em 2012. É a primeira vez que o petista se torna réu em uma ação criminal. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de São Paulo e aceita segunda-feira, 19 de novembro, pela Justiça. O valor envolvido nos repasses chegaria a R$ 2,6 milhões. Haddad nega a acusação e afirma que a UTC teve interesses contrariados durante sua gestão.
A acusação foi apresentada pelo promotor Marcelo Mendroni com base em depoimento do empresário Ricardo Pessoa, presidente da UTC, em delação premiada na Operação Lava Jato, e foi aceita pelo juiz Leonardo Barreiros, da 5ª Vara Criminal da Barra Funda. Para Haddad, a decisão é “mais uma tentativa de reciclar a já conhecida e descredibilizada delação de Ricardo Pessoa”. “Com o mesmo depoimento, sobre os mesmos fatos, de um delator cuja narrativa já foi afastada pelo STF, o Ministério Público fez uma denúncia de caixa 2, uma denúncia de corrupção e uma de improbidade”, disse. Será…

Romeu Zema convida ex-presidente da Alpargatas para o governo
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema chamou o amigo Márcio Utsch, ex-presidente da Alpargatas, para integrar seu secretariado.
Depois de 15 anos de serviços prestados à empresa dona das Havaianas, o mineiro Utsch ficou tentado com a proposta, embora o governador eleito ainda tenha definido qual pasta ele comandaria. Ventos novos+ na política.

 

 

Bolsonaro anuncia advogado geral da União de seu governo
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na André Luiz de Almeida Mendonça como futuro chefe da Advocacia-Geral da União em seu governo. Ele vai substituir Grace Mendonça, no cargo desde 2016 e indicada por Michel Temer (MDB). Funcionário de carreira do órgão que vai comandar a partir de 2019, Mendonça é atualmente assessor especial do ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União — que será mantido na pasta.
Em 2011, ele recebeu o prêmio especial do Innovare pela idealização de um grupo de combate à corrupção no âmbito da AGU. Mendonça foi diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade Administrativa da Procuradoria-Geral da União e trabalhou em uma força-tarefa no combate à corrupção e à improbidade administrativa, que identificou 1.276 envolvidos em fraudes e desvio de dinheiro público.

The Google search app is seen on an Android portable device on February 5, 2018. (Photo by Jaap Arriens/NurPhoto)

CADE vai julgar o Google
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) julgará nas próximas semanas se o Google Shopping utilizou indevidamente informações de outros sites em sua plataforma. O site de buscas brasileiro Buscapé acusa o Google de extrair dados, como avaliações de produtos comprados por consumidores.
Segundo o Buscapé, a medida do gigante americano tira sua vantagem competitiva. O caso será relatado pelo conselheiro Maurício Maia. Segundo a Superintendência-Geral do órgão, que indica o viés a ser seguido, o caso deve ser arquivado.
Na Europa, o Google enfrentou problema semelhante e foi multado. Já nos Estados Unidos, teve o processo foi arquivado.

Pagamento da segunda parcela do 13º pelo INSS começa no dia 26
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber a segunda parcela do 13º salário a partir do próximo dia 26. A primeira foi paga com antecipação, entre o dia 27 de agosto e 10 de setembro. O depósito do abono de Natal, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, segue o calendário de pagamento dos benefícios e vai até o dia 7 de dezembro.
Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual. Na primeira parcela, quem já era aposentado ou pensionista em janeiro deste ano recebeu exatamente metade do valor de seu benefício. Portanto, o valor final do pagamento feito a partir deste mês será o benefício menos o Imposto de Renda, se houver, e o que já foi pago pelo INSS na primeira parcela.
.