O programa, que estava suspenso, retorna graças à iniciativa do vereador Tenente Eugênio. As aulas serão ministradas pelo Cabo Marcelino
Em 26 de fevereiro, a EMEF “Professora Rosa de Lima” foi palco de um momento significativo para a educação e segurança infantil em Ituverava: o relançamento do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O programa, que estava suspenso, retorna graças à iniciativa do vereador Tenente Eugênio, em parceria com a Prefeitura de Ituverava, a Secretaria da Educação e a Polícia Militar.
O PROERD, reconhecido nacionalmente por seu impacto na prevenção ao uso de drogas e combate à violência, já beneficiou milhares de crianças e adolescentes.
Agora, seu retorno reforça o compromisso das autoridades locais com a formação cidadã e a segurança dos estudantes.
Retomada
O vereador Tenente Eugênio expressa sua satisfação com a retomada do programa e relembra com emoção, o período em que atuou como instrutor do PROERD.
“O PROERD transforma vidas e prepara nossas crianças para um futuro melhor. Fico muito feliz em ver esse projeto de volta, cumprindo mais um compromisso com a população”, destaca.
Como irá funcionar
Em Ituverava, as aulas do programa serão ministradas pelo Cabo Marcelino, que levará conhecimento e orientação aos alunos, visando a prevenção contra as drogas e violência, fortalecendo valores como respeito, disciplina e responsabilidade.
A expectativa, segundo o Tenente Eugênio, é de que a iniciativa beneficie centenas de estudantes, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável para o desenvolvimento das crianças.
Programa
O Programa Educacional de Resistência contra as Drogas e à Violência (Proerd) foi criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos EUA, em 1983, por conta do aumento de casos de uso e tráfico de drogas em uma das maiores cidades dos Estados Unidos.
O programa chegou ao Brasil nove anos mais tarde, em 1992, sendo o estado do Rio de Janeiro o pioneiro em instituir o projeto no país.
O público-alvo são crianças e jovens das escolas públicas e particulares, matriculados desde a Educação Infantil até o 7° ano do Ensino Fundamental, que aprendem de forma simples, descontraída e lúdica, técnicas voltadas para a resistência às drogas.
O PROERD fortalece a relação entre Polícia Militar, escola e família.
É pedagogicamente estruturado em lições ministradas por policiais militares fardados que atuam como educadores sociais.
AÇÕES NO PROERD
Além disso, atividades interativas com participação de grupos e material didático ajudam a estimular estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram.
O programa potencializa a participação da família no contexto escolar e no convívio social.
Os materiais utilizados pelos policiais nas aulas são fornecidos pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH). Existem materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência.