Professora trabalha com diversas peças artesanais produzidas à mão

A artesã Maida das Graças de Oliveira e o secretário municipal da Cultura, Turismo e Lazer, Márcio Nogueira

Maida das Graças de Oliveira é especializada na arte em couro e couro ecológico

Nesta semana, a Tribuna de Ituverava dá continuidade à série de entrevistas com artesãos da Feira Gira-Art, iniciativa que é desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Lazer e feirantes, com o objetivo de fortalecer o artesanato local e contribuir com a geração de renda de dezenas de pessoas.
A entrevistada da semana é a professora e educadora Maida das Graças de Oliveira, que é pós-graduada em Letramento e Alfabetização, Arte Terapia e Educação, além de artesã, empresária, empreendedora, consultora de beleza independente Mary Kay.
Ela também é integrante de diversos comitês municipais, especialmente aqueles que atuam em defesa da mulher.

Dedicação
“Ao longo de toda a trajetória de 30 anos como educadora, quando cumpri minha missão em sala de aula, resolvi me dedicar ao artesanato e ao artesanato gourmet”.
“Essa foi minha segunda paixão e algo que ganhou ainda mais sentido depois que identifiquei um longo histórico de trabalhos artesanais na minha família, com avós costureiras, tias e irmã que fazem doces e uma mãe muito talentosa na confecção de lindos tapetes e bonecas”.

Trabalho especializado
“Comecei meu trabalho me especializando na arte em couro e couro ecológico, além de pequenas peças feitas à mão, como estojos, chaveiros, porta cartões e lembrancinhas”.
“Agora, estou me profissionalizando em confecção e modelagem de bolsas e acessórios. Também tenho pensando muito em sustentabilidade”.

Geladinhos
“Já no artesanato gourmet, meu carro-chefe são os geladinhos gourmet, que trazem todo um preparo com frutas, leite, leite sem lactose e água de coco, de acordo com a necessidade do cliente”.

Retorno financeiro
“O artesanato ainda não é uma fonte de renda, pois ainda preciso fazer um trabalho maior de divulgação para que, assim, eu possa atrair mais clientes e tornar esse trabalho uma profissão rentável”.

Feira Gira-Art
“A Feira Gira-Art desempenha um papel muito importante no município, pois queríamos ter um espaço para que a comunidade ituveravense pudesse ter acesso aos nossos produtos feitos com muito amor, dedicação e carinho. Com isso, a população percebe que não há a necessidade de buscar fora da cidade produtos únicos e de qualidade”.

Crescimento e aceitação
“A Feira Gira-Art chegou e foi crescendo com a união de todos. Hoje as pessoas visitam e sempre ficam impressionadas com tudo aquilo que o município tem de bonito e valioso na área do artesanato”.

Apoio fundamental
“Com o apoio do secretário municipal da Cultura, Turismo e Lazer – Márcio Nogueira e da Diretora de Cultura – Selma Foroni e com todo respaldo do prefeito Luiz Araújo e da primeira-dama Fabiana Araújo, a feira tem se tornado parte da história da nossa bela Ituverava”.

União
“Na Feira Gira-Art somos uma família que se organiza para buscar oportunidades para divulgar os produtos e conhecer as necessidades dos clientes”.
“Com isso, todos nós mostramos os nossos trabalhos e entramos em contato com as pessoas, o que proporciona, além de vendas, momentos de descontração e lazer”.

Família
Maida das Graças de Oliveira é casada com o artesão Ivo Sousa, e tem o filho Gilberto Oliveira do Nascimento, que é músico, guitarrista e baixista, que foi integrante das Banda Horus e Banda Zepelim Gigante.
Ela é filha de Pedro Antônio de Oliveira (“Pedrinho Eletricista”) e Maria das Graças de Oliveira (artesã Artes da Maria).

Vendas
“Os interessados em conhecer o meu trabalho e fazer encomendas podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 99328-3223 ou pelos perfis no Instagram @maedivo_artesanato, @maydaolivier e @mayda_olivier_mk”.