Projeto Cantar será lançado neste mês em Ituverava

Centro Espirita Vicente de Paulo, onde será desenvolvido o Projeto Cantar

Iniciativa voltada para crianças de 7 a 15 anos foi criada pela Cia. Minaz de Ribeirão Preto

Os jovens ituveravenses que apreciam a música contarão, em breve, com uma nova opção para aprender a cantar ou aprimorar sua técnica vocal. No próximo dia 20 de setembro, será lançado o Projeto Cantar, que é uma oportunidade de iniciação de canto para crianças de 7 a 15 anos.
O Projeto Cantar foi criado e é coordenado pela Cia. Minaz de Ribeirão Preto, e tem como principal objetivo a formação de corais infantis em escolas ou instituições, levando crianças a ingressarem no vasto universo do canto, integrando-os e envolvendo-os em um trabalho conjunto propiciando novos conteúdos culturais e a alfabetização musical.
Através do canto, as crianças poderão desenvolver seu raciocínio e reflexo, percepção e atenção, além da colaboração entre os colegas no conjunto vocal.
O desenvolvimento da voz proporcionará, além do aprendizado musical, a transformação na comunicação verbal e a exteriorização de emoções e sentimentos.
Aulas
Desenvolvido em várias cidades do interior, em Ituverava o projeto conta com apoio da Indústria Santa Maria e será realizado quinzenalmente no Centro Espírita Vicente de Paulo (“Dona Angélica”). Os alunos serão divididos em duas turmas, em horários alternados: das 16h às 17h30 e das 18h às 19h30.
As aulas ficarão a cargo de equipes de trabalho da Cia Minaz, que se dividirão em atividades lúdicas, teóricas e ensaios, de acordo com o número e as faixas etárias de crianças integrantes do grupo. Os grupos poderão ter até 40 integrantes e cada ensaio/aula terá duração de uma hora ou uma hora e meia, dependendo das características do grupo.

Equipes
As equipes do Projeto Cantar são integradas por quatro ou cinco profissionais, entre eles regente, pianista e dois ou três monitores/professores, de acordo com o número de integrantes dos grupos e do número de diferentes faixas etárias, todos coordenados pela direção artística da Cia Minaz.
“A música é matéria que, além de cumprir uma importante função sociocultural, pode ser utilizada como um grande recurso didático e transformar a socialização de crianças em algo prazeroso e divertido”, afirma José Dirceu Pistori, empresário do Grupo Santa Maria, uma das empresas que apoia o projeto.
“Venham fazer parte dessa turma. Esperamos vocês e, é claro, com todas as medidas sanitárias necessárias para garantir a segurança de todos os participantes”, convidou.

Inscrições

As inscrições para participar do Projeto Cantar em Ituverava já estão abertas; no entanto, os interessados devem se apressar, pois as vagas são limitadas.
Para se inscrever, basta procurar a sede do projeto no Centro Espirita Vicente de Paulo (“Dona Angélica”), à Rua Alberto Morgan de Aguiar Junior, 11 – Jardim das Acácias, das 17h às 19h e falar com a Carla. Para mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3941-2722 e (041 16) 99281-2284 (Carla).