O evento que acontece uma vez no mês, já foi realizado em todos os bairros do município

Por meio do projeto “Sopão do Amor”, desenvolvido em Ituverava desde 2015, a voluntária Cláudia Borges Sampaio tem ajudado moradores de vários bairros do município, através da distribuição de pratos de sopas a pessoas carentes.
O projeto tem todo um planejamento para que possa ocorrer de forma com que todos do bairro escolhido recebam o alimento. “Mensalmente, escolhemos o bairro e vemos se nele existe algum salão que possa ser alugado para o dia designado. Então, a Secretaria da Saúde nos doa tambores térmicos e fazemos dois mil litros de sopa para a distribuição para as famílias carentes”, comenta Cláudia.
Embora seja coordenado e idealizado por Cláudia, o trabalho conta com o apoio de muitas pessoas. Uma delas é Rosana de Oliveira, encarregada de fazer a sopa mensalmente. “O projeto surgiu quando a Cláudia tomou a iniciativa de fazer o primeiro Sopão do Amor no bairro onde moro, Benedito Trajano Borges. Já naquela vez ela me chamou para fazer a primeira sopa. Eu aceitei e até hoje permaneço nesse belo projeto”, comenta Rosana.
O “Sopão do amor” acontece uma vez por mês e fotos da distribuição, bem como informações sobre o projeto, são postados nas redes sociais, no perfil de Cláudia com o nome de “Claudia Borges Sopão do Amor”.
Voluntários
De acordo com Cláudia, para a realização dessa ação são necessárias pessoas de bom coração dispostas a ajudar o próximo. “O trabalho é pesado e exige muita dedicação para que tudo saia conforme o planejado. Nos fins de semana, momento em que todos descansam, os voluntários se preparam para a entrega da sopa que não só mata a fome das famílias, mas também alegra todas elas”, relata Cláudia.
O radialista Luiz Araújo é um dos voluntários no projeto. Segundo ele, é uma forma de agradecimento a Deus por tudo que Ele tem feito em sua vida. “Conheço a Cláudia Borges desde os tempos de criança, e quando me convidou para participar do sopão do amor, ela me mostrou que podemos e devemos estar mais próximos uns dos outros. Com isso, percebi que nossa vida se enche de amor e alegria quando praticamos o bem”, afirma.
Cristiane de Freitas Barbosa Sandoval Junqueira também é voluntaria há 3 anos do “Sopão do Amor”. “O trabalho voluntario é uma realização pessoal, pois gera um bem-estar em servir a quem precisa. Ver a alegria das pessoas que obtêm essa sopa não tem preço. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo”, retrata Cristiane.
Projeto é exemplo de amor ao próximo e solidariedade
De acordo com Cláudia, para se tornar um voluntario no projeto “Sopão do Amor”, basta estar disposto a cooperar, ter boa vontade e muita dedicação.
“Ao criar esse projeto, não estava pensando em status, mas sim em sorrisos que poderia proporcionar para muitas famílias. Vi que a sopa não só mataria a fome, mas também encheria a vida dessas pessoas de amor e compaixão”, relata.
O ato de ajudar ao próximo comoveu Deborah de Cássia Barbosa, que hoje é uma das voluntarias do projeto “O nome Sopão do Amor fala por si só. Através dessa ação, me realizo como pessoa de forma humanitária e solidária, pensando primeiramente na satisfação de quem é alimentado através da minha pequena contribuição. Por isso agradeço à Cláudia por me proporcionar tamanha satisfação em poder ajudar.”, afirma a colaboradora.
Calendário
No dia 1º de março de 2018 começa o trabalho de divulgação do novo sopão com apoio dos voluntários. O evento vai ser realizados no Jardim Guanabara 1, 2, 3 e 4 e promete ser o maior sopão já realizado. Serão 6 mil litros de sopa distribuídos para todas as pessoas carentes destes bairros.
As informações serão divulgadas na página do Facebook de Cláudia, incluindo os ingredientes que ela precisa para a realização do projeto. O dia, a hora e o local ainda não foram definidos. As contribuições podem ser feitas diretamente com Cláudia e são de extrema importância para a continuidade do projeto “Sopão do Amor”.