Próximo jogo do Brasil: vitória pode carimbar ida à Copa 2022

Seleção pode abrir 16 pontos de vantagem para o quinto colocado e ficar a dois pontos de não poder mais ser ultrapassado por ninguém de fora do G-4

Brasil encara o Uruguai no próximo jogo das Eliminatórias – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Invicta nas Eliminatórias Sul-americanas, a Seleção Brasileira empatou seu último jogo e perdeu o 100% de aproveitamento no torneio. Mesmo assim, o Brasil está muito próximo de confirmar sua vaga na Copa do Mundo 2022 e pode praticamente carimbar sua classificação no próximo jogo. Saiba como.

Qual será o próximo jogo do Brasil?

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quinta-feira, 14 de outubro, para enfrentar o Uruguai, na Arena da Amazônia. A partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas ocorre a partir das 21h30 (horário de Brasília) e um triunfo pode deixar a equipe de Tite ainda mais próxima da Copa do Catar.

Isso porque, o Brasil está na liderança da competição com 28 pontos e se vencer seu próximo jogo chega a 31. Nunca uma seleção com mais que 30 pontos nas Eliminatórias Sul-americanas ficou de fora da Copa do Mundo. No entanto, a matemática também pode ser favorável ao país, caso a Colômbia perca na rodada.

Os colombianos são os atuais quinto colocado, posição que garante vaga na repescagem. A seleção comandada por Reinaldo Rueda, ex-flamengo, está com 15 pontos, a 13 do Brasil. No entanto, em caso de vitória brasileira e derrota colombiana na próxima rodada essa distância aumenta para 16.

Com a conclusão das partidas de quinta-feira, irão restar somente mais seis rodadas a serem disputadas, o que coloca 18 pontos ainda em jogo. Com a vantagem de 16 para a Colômbia, o Brasil estaria a dois pontos de não poder ser mais ultrapassado pelo quinto colocado, o que praticamente garante a vaga na Copa.

Vale ressaltar que Brasil e Argentina possuem um jogo a menos que o restante das seleções, visto que o clássico em setembro foi suspenso, após agentes da Vigilância Sanitária impedirem quatro jogadores argentinos de atuarem, por não cumprirem o protocolo de isolamento previsto para turistas vindo da Inglaterra.

Quem já está classificado à Copa do Mundo?

Apenas a Seleção do Catar, anfitriões da próxima Copa do Mundo, está classificada para a disputa do Mundial. Isso porque, o país-sede garante a vaga de forma automática. Das seleções que disputam as eliminatórias, nenhuma ainda está matematicamente classificada.

O Brasil é um dos países que está muito próximo de conseguir a classificação e pode aumentar suas chances se vencer o próximo jogo e a Colômbia, quinta colocada, perder para o Equador na rodada.

Quando será a próxima Data FIFA?

A próxima Data FIFA está prevista entre 8 e 16 de novembro e voltará a ser de nove dias. A FIFA havia autorizado as confederações a aumentarem a data para 11 dias, em virtude dos jogos adiados por conta da pandemia. No entanto, após os meses de setembro e outubro contarem com este acréscimo, em novembro volta-se ao normal.

Em seus próximos jogos de novembro, o Brasil irá enfrentar a Colômbia e a Argentina, e pode matematicamente confirmar sua vaga na Copa do Mundo de 2022 do Catar. A seleção está na liderança das Eliminatórias Sul-americanas com 28 pontos, enquanto Argentina tem 22 e o Equador e Uruguai possuem 16 cada.

Fonte: dci.com.br