Quinze anos após final da série, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, David Schwimmer e Matt LeBlanc seguem caminhos diferentes na TV e no cinema.

O primeiro episódio de “Friends” ia ao ar em 22 de setembro de 1994 e reunia um elenco não muito conhecido. Juntos, os seis atores acumulavam participações especiais em 22 filmes e pequenos papéis em 40 séries.
A fama e o status de estrelas vieram mesmo com “Friends”: Durante os dez anos em que a série esteve no ar, de 1994 a 2004, os números do sexteto triplicaram: eles somaram 60 filmes.
O reconhecimento também se refletiu nos salários ao longo dos anos. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, David Schwimmer e Matt LeBlanc partiram de um salário de US$ 22 mil por episódio, na primeira temporada, para US$ 1 milhão por episódio nas duas últimas temporadas.
Hoje, 15 anos após o fim da série, as carreiras dos seis atores são bem diferentes umas outras. Veja como está cada um dos protagonistas e o que fizeram depois de 2004.

Jennifer Aniston

Intérprete de Rachel Green na série, Aniston é a mais famosa entre os ex-colegas. A atriz chegou a fazer quatro participações em séries (duas protagonizadas por Courteney), mas focou a carreira nos cinemas. Em 15 anos, atuou em 24 filmes e dublou uma animação.
Jennifer é uma das queridinhas de Hollywood, com papéis principalmente em comédias românticas, como “Esposa de mentirinha”, “Ele não está tão a fim de você” e “Mistério no Mediterrâneo”.
Em 2019, ela voltará a estrelar uma série de comédia. Ao lado de Reese Witherspoon e Steve Carell, vai protagonizar “The Morning show”, aposta da Apple TV com previsão para estrear em 1º de novembro nos Estados Unidos.
Courteney Cox

Courteney participou de sete filmes desde 2004, entre comédias, ação e terror. Mas seguiu carreira em séries.
Sua primeira protagonista após “Friends” foi Lucy Spiller em “Dirt” (2007), drama sobre uma editora de revista cínica e egoísta. Mas a produção durou apenas duas temporadas.
A atriz teve mais sucesso com a comédia “Cougar town”, com seis temporadas de 2009 a 2015. A série aborda o envelhecimento e as relações amorosas após os 40 anos, divórcios e frustrações da vida. Cox foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz de comédia pelo papel de Jules Cobb.
Também realizou trabalhos de diretora em 12 episódios de “Cougar Town” e no filme “Just before I go” (2014). Sua última atuação foi em 2018, em um episódio da dramédia “Shameless”.
Lisa Kudrow

Lisa acumulou participações em séries, como “Human discoveries” (2019), “Grace and Frankie” (2018), “Escândalos: Os Bastidores do Poder” (2013).
Também protagonizou “The Comeback”, com apenas duas temporadas, mas a que mais durou foi “Web therapy” (2009 e 2014), na qual vive Fiona Wallice, terapeuta que dispõe de apenas 3 minutos para seus pacientes.
No cinema, fez de tudo um pouco, de dramas a dublagem em animação. Apenas em 2019, participou de três longas.
Matthew Perry

Matthew foi protagonista de algumas séries após “Friends”, como “Mr. Sunshine” (2011), “Go on: Seguindo em frente” (2012-2013) e “Studio 60 on the Sunset Strip” (2006-2007).
A que fez mais sucesso foi “The odd couple”, também estrelada por Thomas Lennon. Com três temporadas entre 2015 e 2017, a série conta a história de dois amigos que vão dividir apartamento após serem expulsos de casa pelas esposas.
Sua última atuação no cinema foi em 2009, na comédia “17 outra vez”. Nos últimos anos, Perry lutou contra dependência em álcool, drogas e analgésicos.
David Schwimmer

David dirigiu 10 episódios de “Friends” entre 1999 e 2004. Após o final da série, trabalhou outras nove vezes como diretor de filmes, séries e filmes para TV.
No cinema, atuou em oito filmes, de comédia, drama e ação. O mais recente é “A Lavandeira”, com Antonio Banderas, Meryl Streep e Gary Oldman, um drama sobre fraudes financeiras e lavagem de dinheiro.
Na televisão, seu maior destaque foi a minissérie “American Crime Story: The People vs OJ Simpson”. No drama, ele interpretou o advogado Robert Kardashian, pai das socialites Kim, Khloe e Kourtney. Em 2018 e 2019, entrou para a décima temporada de “Will and Grace”.
Matt LeBlanc

Matt é quem menos participou de produções desde 2004. Em 15 anos, ele acumula cinco créditos, sendo 4 séries e 1 filme.
Mas isso não quer dizer que sua carreira foi mal. Matt foi protagonista de três séries. LeBlanc começou mal com “Joey” (2004-2006), mal-sucedido spin-off de “Friends”.
Ele levou cinco anos até encontrar uma nova série, mas “Episodes” (2011-2017) foi elogiada pela crítica e lhe rendeu seu primeiro troféu do Globo de Ouro, como melhor ator em série de comédia em 2012.
Agora, ele vive um pai atrapalhado com as tarefas de casa na sitcom “O chefe da casa” (2016 – presente). Ele foi quem menos focou no cinema: em 15 anos, atuou apenas em um filme, o romance “Lovesick (2014).
Fonte: G1
