Reajuste acima da inflação é criticado por usuários de ônibus em Barretos, SP

Usuários do transporte coletivo de Barretos (SP) começaram esta semana a pagar mais caro pela passagem de ônibus insatisfeitos com o reajuste acima da inflação. A tarifa teve uma alta de 8,33% e passou de R$ 3,60 para R$ 3,90 desde o domingo (7).

O valor, além de se aproximar o de cidades como Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP), entre R$ 3,95 e R$ 4,10, também supera a correção relativa a variação dos preços do ano passado, de 2,94%.

“Não é compatível, porque a cidade é uma cidade pequena. São Paulo, Campinas, Jundiaí, Bauru, que tem aumentado o preço, a cidade é grande, então tem mais gente, mas aqui a cidade é pequena”, afirma a aposentada Diomar Evaristo Osório.

Procurada, a Viação Sarri informou que o aumento foi necessário para cobrir custos com combustível, funcionários, pneus e peças, além de custear a gratuidade do serviço a quem tem esse direito – das 444 mil viagens, 140 mil são de idosos e deficientes, que não pagam, e 29 mil são de estudantes, que pagam a metade do preço.

O secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Domingos, disse que a empresa chegou a solicitar um reajuste maior antes do decreto. “Nós encontramos uma forma menos onerosa possível e que também atendesse a necessidade da empresa”, disse.

Reclamações

Para moradores entrevistados pela EPTV, afiliada da TV Globo, a nova tarifa não corresponde à qualidade do serviço prestado pela empresa. A aposentada Elis Edis de Moura reclama que faltam ônibus adaptados a pessoas com necessidades especiais.

“Aqui é poucos que é cadeirante, quando você pega um está estragado. Agora pra eu vir deu o que fazer pra subir, tudo quebrado. Já cansei de me arrastar dentro de ônibus pra eu poder ir pra médico, estou cansada”, reclama.

A quantidade de veículos nas ruas e o tempo de espera nos pontos também são alvos de reclamações de pessoas como a auxiliar de cozinha Leila dos Santos. “Péssimo, a gente paga mais que São Paulo e eu não ando nem a metade do caminho”, diz.

Segundo o secretário de Negócios Jurídicos, problemas como esses devem ser relatados à Prefeitura. “Aa empresa concessionária tem algumas obrigações, dentre elas manter um serviço de qualidade, e seguro pra população.”

Questionada sobre a qualidade dos ônibus pela EPTV, a Viação Sarri não havia se posicionado até a publicação desta matéria.

Fonte:g1.globo.com(EPTV)