Rotakids promove o projeto social e de cidadania “Lacres do Bem”

Projeto consiste em recolher tampinhas de garrafas e lacres de latinhas, para serem trocadas por cadeiras de roda

Foto de arquivo de membros do Rotakids

Em 15 de outubro de 1996 , nascia em São Paulo o Rotakids, fundado pelo rotarianos Samir Nashle Koury. Duas décadas se passaram e o Rotakids é uma realidade global. Em Ituverava foi fundado em 30 de outubro de 2013, e a primeira coordenadora foi Edna Barbosa de Matos.
Entre os objetivos do clube, patrocinado pelo Rotary Club, estão cuidados com o meio ambiente, fomentando o amor à natureza e a necessidade da sua preservação e despertar valores de cidadania e como servir o próximo.
Com este espírito, c do Bem”, que consiste em recolher tampinhas de garrafas e lacres de latinhas, para serem trocadas por cadeiras de roda para serem emprestadas a pessoas que necessitam.
O projeto foi iniciado por 16 crianças do Ratakids, sob a coordenação da professora Ana Tereza Couto Alves, e se expandiu quando foi acolhido por 12 escolas das redes Municipal e Particular de Ensino. Estão participando do projeto 1.907 alunos [leia quadro], além de professores, funcionários e pais de alunos.
“O nome Lacres do Bem foi escolhido pelos novos amigos colaboradores e, acolhido com muito carinho, pelos rotakidianos”, explica Ana Tereza

O projeto
“O objetivo foi oferecer às crianças de creches ao 9º ano escolar, a oportunidade de desenvolver valores humanos, como servir ao próximo, criando um círculo de amigos e cidadania, conscientizar e fomentar nesse meio, a proteção responsável da natureza e a assistência social”, afirma a coordenadora do Rotakids.
Esta semana foi encerrada a primeira etapa da campanha, agora os lacres serão contabilizados para que depois possam ser comercializados. “O trabalho terminou ontem, sexta-feira, 27 de setembro e, em seguida, faremos uma avaliação. A expectativa é que pelo menos mais duas cadeiras possam ser adquiridas. Mas só o engajamento de crianças e jovens em ações sociais e de conscientização na proteção ao meio ambiente, já valeu a pena”, observa.

Arrecadação
Durante a semana, a coordenação do Rotary passou nas escolas para receber o material arrecadado e agradecer o apoio. Segundo a professora Ana Thereza, quando as cadeiras forem entregues, a ideia é que todos os envolvidos possam estar presentes, como forma de valorização do trabalho realizado.
“Será um momento inesquecível de um trabalho, que esperamos ampliar e desenvolver, para que mais crianças possam ter o sentimento de cooperação e cidadania, além do bom convívio social e a forma respeitosa de agir com aqueles que estão ao seu redor”, conclui Ana Thereza Couto Alves.

Iniciativa
O presidente do Rotary Club, Anderson Mariano Corrêa, fala sobre a iniciativa. “O resultado dessa primeira etapa do projeto desenvolvido pelo Rotakids, mostra que a comunidade reagiu de forma muito positiva. Parabéns às famílias, professores e aqueles que, de alguma forma, ajudaram neste importante projeto. É sempre lembrar que a natureza agradece”, afirma o presidente.

Escolas participantes

Participaram do projeto 1.907 alunos de 12 escolas envolvidas:
Educação Infantil e CEMEIS – 10 unidades – 1.200 crianças entre 2 e 5 anos
Colégio Nossa Senhora do Carmo – COC – Infantil e Fundamental I e II
e Médio EMEF “Professora Rosa de Lima – 320 alunos

Rotakids

Com o objetivo de despertar nas crianças importantes ensinamentos sobre cidadania, aprendizado, organização em grupo e formação de uma consciência social baseada nos ideais rotários de servir, o Rotakids é um movimento que vem crescendo em Ituverava. Ligado ao Rotary Club, a estrutura funciona como um clube de serviços organizado por crianças de 5 a 13 anos de idade, orientadas por voluntários rotarianos, que têm como propósito promover atividades que possibilitem ensinamentos de vida, conscientização sobre a importância da família, companheirismo, ética, respeito aos direitos de cada um, além de tarefas que proporcionem diversão, lazer e entretenimento.
Atualmente o clube conta com 16 crianças, coordenadas pelas professora Ana Thereza Couto Alves e Maria Suely Sliuizas, sob a supervisão e apoio do presidente do Rotary Ituverava Andersom Mariano Correa.
Elas são responsáveis pela implementação de projetos de desenvolvimento comunitário, como o recolhimento de lacres das latinhas de bebidas, para serem trocadas por cadeiras de rodas.

Diretoria do Rotakids 19/20

Presidente: Maria Fernanda Theodoro Ferre
Vice-presidente: Beatriz Rodrigues dos Santos
Secretário: Mariana Negrijo e Gabriel H. T Ferre
Protocolo: Lívia R. Galdiano
Imagem Pública: Ana Flávia Ferreira Silva
Companheirismo: Luiz Fernando S Campos e Luiz Gustavo T Ferre
Coordenação: Ana Thereza Couto Alves e Maria Suely Sliuizas
Presidente do Rotary: Anderson Mariano Corrêa