Santa Casa vai pleitear certificação de Ensino Médico/Hospital-Escola

Instituição de Saúde vai pleitear junto aos Ministérios da Educação e da Saúde para se tornar hospital-escola

O médico Dr. Gonçalves, o prefeito Luiz Araújo e a enfermeira da Santa Casa Andreza Maeda recepciona os médicos participantes do Revalida

Em 2016, a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava se tornou campo de prática médica, ou seja, há 6 anos a instituição atua no ensino médico, oferecendo estágios para médicos formados no exterior que desejam revalidar seus diplomas.
Esses médicos, formados em universidades estrangeiras, precisam, por Lei, realizar estágio de prática médica, pelo período de uno a um ano e meio, para completar a carga horária do curso de Medicina, para que adquiram prática médica equivalente à dos cursos de Medicina oferecidos no Brasil.
A Santa Casa de Ituverava obteve bons resultados com esse estágio, que tem o nome de estudos complementares para médicos formados no exterior, de forma com que todos os que fizeram estágio na Santa Casa e Rede Pública do município foram aprovados e tiveram os seus diplomas revalidados.
Com sucesso nos estudos complementares, a entidade recebeu convite do grupo Afya (maior grupo de ensino médico privado do Brasil), para que oferecesse internato médico para outros alunos do curso de Medicina do país. O internato médico corresponde ao 5º e 6º ano do curso de Medicina. Terminado o 6º ano com aprovação, o aluno forma-se para médico e recebe o diploma.
A Santa Casa recebeu o primeiro grupo de internos no ano passado e o segundo grupo chegou agora, no mês de fevereiro, sendo um total de 24 alunos do curso de Medicina do 5º e 6º ano.

Referência na região
Como a diretoria da Santa Casa de Ituverava está sempre buscando crescimento, e, hoje faz parte dos planos tornar se referência em Ensino Médico na região, em uma reunião realizada essa semana ficou decidido que a Santa Casa vai iniciar várias ações no campo do Ensino Médico e vai pleitear junto ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde a certificação de Hospital de Ensino, ou seja, passar da categoria de campo de prática médica para o seleto grupo de hospitais escola.
Participara da reunião o presidente da Santa Casa – Bruno Baldo Filho; o presidente do Conselho de Administração – Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”); do diretor técnico da Santa Casa, Dr. Gonçalves Dias; do diretor clínico, Dr. Luiz Monteiro de Barros Neto; a administradora da Santa Casa – Cláudia Maria Carreira Frata; e do prefeito de Ituverava – Luiz Araújo.

Estrutura
A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava possui ótima estrutura, com corpo clínico qualificado; serviço de enfermagem; nutrição; fisioterapia; psicologia; estrutura física e equipamentos de última geração; atendimento de média e alta complexidade, que colocam a instituição dentro dos critérios exigidos para pleitear a certificação de Hospital de Ensino Médico.
É mais um importante passo para que possamos voltar a sonhar com a instalação de uma Faculdade de Medicina em Ituverava. A Tribuna de Ituverava propõe as autoridades que voltem a discutir a questão.