
Na última quinta-feira, dia 10, a Secretaria da Saúde promoveu uma capacitação, pela geriatra da Atenção Básica, Tatiane Moisés Antunes, para preparação e implantação do matriciamento de ambulatório de demência e depressão no município.
O evento foi na sala de reuniões da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, e estiveram presentes o secretário da Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior; o gestor de Saúde Pública, Sérgio Renato Macedo Chicote; todos os médicos e enfermeiros da Atenção Básica; profissionais das equipes do NASF EMAD/EMAP.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a capacitação será dividida em quatro fases, três teóricas e uma prática. O objetivo é preparar os profissionais da Secretaria da Saúde para a implantação do matriciamento de ambulatório de demência e depressão, que pretende agilizar e melhorar os serviços nesta área.
O secretário da Saúde, Dr. Alcides Antônio Maciel Júnior, falou sobre a capacitação. “É muito importante para habilitar os nossos profissionais para que, em breve, possamos implantar o ambulatório de demência e depressão, e conseguirmos propor novas ações e, desta maneira, obter melhores resultados em casos dessas doenças. Obrigado a todos pela presença”, agradece Maciel Júnior.
Matriciamento
É o suporte realizado por profissionais em diversas áreas especializadas, por uma equipe interdisciplinar com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações. Ou seja, “matriciamento”, ou apoio matricial, é um novo conceito de produzir saúde, num processo de construção compartilhada e criar propostas de intervenção pedagógico-terapêutica.
O apoio matricial, formulado por Gastão Wagner em 1999, tem possibilitado, no Brasil, um cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária, e essa relação amplia a possibilidade de realizar a clínica ampliada e a integração e o diálogo entre diferentes especialidades e profissões.