Secretário dos EUA parabeniza Bolsonaro por acordo com Nasa

Antony Blinken se pronunciou nesta terça-feira por meio de uma rede social

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW

Nesta terça-feira (15), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, parabenizou o presidente Jair Bolsonaro após o Brasil ter assinado o Acordo Artemis, que prevê a cooperação com a Agência Espacial Americana (Nasa) na missão de levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024.

– Quero parabenizar Jair Bolsonaro e o Brasil por ser o primeiro país sul-americano a assinar os Acordos Artemis! Esperamos continuar a colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), para garantir um futuro seguro e próspero no espaço – destacou Blinken em sua conta no Twitter.

A solenidade que marcou o acordo aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença de Bolsonaro, do astronauta Marcos Pontes e do chanceler Carlos Alberto França, chefes das pastas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A iniciativa também prevê levar a primeira pessoa negra ao satélite natural. Serão duas missões, antes do pouso na superfície da Lua, que contarão com a colaboração de parceiros comerciais e internacionais. O projeto mobilizará tecnologias inovadoras e sustentáveis para explorar a superfície lunar.

Fonte: pleno.news