Share Play permite jogar games do PlayStation 5 no PlayStation 4

É possível jogar os games do PlayStation 5 (PS5) pelo PlayStation 4 (PS4) graças ao Share Play. O recurso está disponível somente para assinantes PS Plus e permite a reprodução dos jogos do console de nova geração via streaming. Nele, o controle do game é passado para o jogador “visitante” dentro de uma sessão de uma hora de duração.
Alguns dos títulos exclusivos mais famosos do PlayStation 5 são Demon’s Souls, Ratchet & Clank: Rift Apart, Returnal e Final Fantasy 7 Remake Intergrade. Para ajudar a entender como usar a funcionalidade, o site TechTudo organizou um passo a passo com tudo o que é preciso saber sobre o Share Play.

O que é o Share Play
Como o nome sugere, o Share Play é uma forma de compartilhar um jogo com um amigo pela internet através dos consoles PlayStation, sem a necessidade de que a outra pessoa o tenha na biblioteca. Com o lançamento do PS5 em novembro de 2020, o recurso permite que os jogos de nova geração sejam reproduzidos no PS4, mesmo que em sessões limitadas a uma hora de duração.
O menu de configurações oferece três opções distintas, sendo elas: Compartilhar a tela do jogo com um visitante; Entregar o controle ao visitante (permita que o visitante jogue como você) e Entregar o controle ao visitante (joguem juntos).
Além de permitir jogatinas single-player, o Share Play é uma forma fácil de jogar títulos com multiplayer local com amigos à distância, sem que o jogo necessariamente tenha suporte a um modo online.

Como usar (anfitrião)
Passo 1: O anfitrião, no PS5, deve pressionar o botão PS do DualSense e selecionar Game Base;
Passo 2: No novo menu, é preciso criar uma Party e convidar o jogador desejado;
Passo 3: Uma vez que a Party estiver criada, deve-se acessar as configurações e criar um bate-papo por voz;
Passo 4: O anfitrião deve entrar em “Exibir bate-papo por voz” e selecionar a opção “Iniciar compartilhamento de tela | Share Play”;
Passo 5: No menu seguinte, é preciso selecionar o modo de Share Play desejado;
Passo 6: Caso o anfitrião selecione “O visitante joga como você”, o jogador convidado poderá assumir o controle total do game.

Como usar (convidado)

Passo 1: Conforme o anfitrião configurar a sala, o jogador do PS4 apenas deve esperar o convite. Uma vez que ele o receber, basta apertar o botão PS e aceitar;

Passo 2: Dentro da Party, o jogador do PS4 deve aguardar o convite para o Share Play, que deve aparecer em uma nova notificação, e aceitar;

Passo 3: Agora é só aproveitar a jogatina pelos próximos 60 minutos. Caso o tempo termine, uma nova sessão deve ser criada para continuar o progresso.