Sicredi de Ituverava promove ação com alunos e premia redação vencedora

Equipe da Sicredi de Ituverava e alunos da EMEF “Professora Rosa de Lima” na visita a agência

Iniciativa envolveu cinco escolas municipais e premiou a aluna Khetlin Marya Clodomiro da Silva com um tablet

A agência da Sicredi em Ituverava realizou dia 31 de outubro, um evento especial que marcou o encerramento de seu projeto de Educação Financeira, voltado para alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino.
O trabalho contou com visita guiada dos estudantes da EMEF “Professora Rosa de Lima”, que participaram de uma apresentação teatral sobre a história da fundação do Sicredi e conheceram a estrutura da cooperativa.
A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que anualmente é realizada no mês de maio.
A Semana ENEF visa promover a educação financeira e a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro e do consumo consciente.
A mobilização nas agências Sicredi com as crianças das escolas locais é um exemplo de como a educação financeira pode ser introduzida de forma lúdica e envolvente, preparando as novas gerações para um futuro financeiro mais seguro e consciente.

Inovação
Segundo o gerente geral da agência, Rafael Cardoso dos Santos o projeto ganhou um formato diferenciado neste ano.
“Queríamos algo que realmente envolvesse as escolas e despertasse o interesse dos alunos. A educação financeira é essencial para formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, destaca.
O projeto teve início em abril e contou com a participação de cinco escolas municipais, somando 239 alunos.
As atividades incluíram palestras educativas, elaboradas em conjunto com professoras de Português, que orientaram as crianças na produção de redações sobre cooperativismo e sustentabilidade.

Concurso de redações
Além disso, foi realizado um concurso de redações sobre temas como cooperativismo, sustentabilidade e consumo consciente.
Para tornar a experiência ainda mais motivadora, o Sicredi ofereceu um tablet de última geração como prêmio à melhor redação.
A vencedora foi a aluna Khetlin Marya Clodomiro da Silva, da EMEF “Professora Rosa de Lima”, cuja turma foi convidada para uma visita à agência.
“Neste ano, além de trabalhar a matemática — disciplina tradicionalmente associada à educação financeira —, o projeto também envolveu a área de português, com o objetivo de estimular a reflexão e o pensamento crítico dos alunos sobre o tema”, explica o gerente.

Visita
Na visita a agência, os estudantes assistiram à peça teatral “Cine Moedinha”, que de forma lúdica narrou a origem do Sicredi há mais de 120 anos, com a história do Padre Theodor Amstad, fundador do cooperativismo de crédito no Brasil.
Engajamento
Rafael Cardoso ressalta o entusiasmo e o comprometimento de todos os participantes.
“A ação foi extremamente positiva, superando todas as nossas expectativas. Pudemos perceber o verdadeiro engajamento das crianças e o apoio fundamental dos professores ao longo do projeto”, disse.
“O projeto contou com forte engajamento de todos os envolvidos — escolas, professores, alunos e a equipe pedagógica do Programa União Faz a Vida, responsável pela avaliação das redações finalistas”.

Retorno positivo

Segundo ele, a iniciativa despertou grande entusiasmo e orgulho nas comunidades escolares, proporcionando aprendizado, valorização e memórias inesquecíveis para todos os participantes.
“Nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde atuamos e, principalmente, preparar as novas gerações para que pensem e ajam de forma consciente, adotando práticas sustentáveis e baseadas nos princípios do cooperativismo”, finaliza o gerente da Sicredi Ituverava, Rafael Cardoso dos Santos.