
SINCOVAMI Edelberto Diniz Costa
Segundo a FecomercioSP, impulsionadas pelo 13º salário as vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo devem crescer 8% em dezembro
Com a população vacinada contra a Covid-19, o pagamento da primeira parcela do 13° salário, a Copa do Mundo e o Natal, o comércio de Ituverava espera aumento nas vendas neste fim de ano.
A expectativa do setor foi abordada pelo presidente do SINCOVAMI (Sindicato do Comercio Varejista do Município de Ituverava), Edelberto Diniz Costa (“Beto”) e vai ao encontro da projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), cuja expectativa é de que o varejo paulista fature R$ 112,4 bilhões no último mês do ano.
Segundo a FecomercioSP, as vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo devem crescer 8% em dezembro de 2022, impulsionadas pelo pagamento do 13º salário e pelo consumo do Natal. O porcentual representa R$ 8,8 bilhões a mais do que o faturado no mesmo período do ano passado.
Cenário favorável
Diante do crescimento do número de trabalhadores formais, após dois anos de pandemia, o montante injetado pelo benefício do 13º salário na economia do Estado deve ser 10% maior – passando de R$ 72,6 bilhões, em 2021, para R$ 79,9 bilhões, neste ano –, resultado fundamental para o cenário positivo no período.
Apesar de o valor do recurso não ser totalmente direcionado às compras de Natal – uma vez que a maior parte deve ser destinada à quitação de dívidas e às despesas de início de ano, como custos escolares, IPVA e IPTU –, a projeção da FecomercioSP é que o montante seja 37,5% maior. Isso representa cerca de R$ 14 bilhões em consumo financiado pelo benefício, ante R$ 10,2 bilhões registrados no ano passado.
Expectativas positivas
Para o presidente do Sincovami, Edelberto Diniz Costa (“Beto”) também são positivas as expectativas para as vendas de fim de ano em Ituverava. “Principalmente devido ao incremento do décimo terceiro salário que contribui bastante para alavancar as vendas nesta época. Apesar de muitos aposentados já terem recebido uma parte do 13º salário no início do ano, ainda tem uma boa parte da população recebendo o benefício e esperamos que ele seja injetado no comércio”, afirma.
“A estimativa é que as vendas sejam melhores que em 2021 considerando que no mesmo período ainda estávamos vivendo sob os efeitos da pandemia, mas, graças a Deus, superamos essa fase e esse novo cenário deve contribuir para aumentar as vendas”, observa.
Ticket Médio
O ticket médio deste ano deverá ser semelhante ao do ano passado, entre R$ 70 e R$ 100. “Peças de vestuário e eletrodomésticos devem ser os itens mais procurados pelos consumidores que pretendem presentear no Natal”, observa Beto.
Ele ainda dá algumas dicas para os comerciantes que desejam atrair mais consumidores e aumentar o volume de vendas.
“Acredito que a ampla publicidade ainda é alma do negócio, logo as empresas que investirem em propagandas tanto na mídia impressa como digital e ações de marketing que coloquem o seu negócio em evidência, devem conseguir garantir bons resultados nas vendas de fim de ano, aumentando o seu faturamento”, destaca.
“Além disso, como acontece todos os anos, o Sincovami está promovendo em parceria com a ACII uma promoção junto a empresas de Ituverava que, além de sortear diversos vale-compras, também contribuirá para fomentar as vendas no comércio local”, afirma
Campanha “Natal Premiado 2022”
A Campanha Natal Premiado 2022 irá sortear 10 vale-compras, sendo 1 no valor de R$1.500, 1 no valor de R$1.000 e 8 de R$250 cada. Os ganhadores poderão utilizar os vale-compras para efetuar compras nas empresas associadas da entidade.
Para ganhar cupons e concorrer aos prêmios, os consumidores devem efetuar compras nas empresas participantes da campanha até o dia 10 de janeiro. O sorteio está marcado para o dia 11 de janeiro de 2023, às 10h, na sede da ACII.
Vale ressaltar que quanto mais compras o consumidor efetuar nas empresas participantes da campanha, mais cupons irá receber, aumentando as chances de ser contemplado.
