Startup anuncia a criação de uma bateria de longa duração 10 vezes mais barata

Para funcionar, a bateria dispensa o lítio para usar o ferro, um dos elementos mais comuns encontrados no nosso planeta

A novidade foi anunciada pela startup norte-americana Form Energy, que afirma ter conseguido desenvolver uma bateria que além de barata poderá funcionar por dias.

Para funcionar, a bateria dispensa o lítio para usar o ferro, um dos elementos mais comuns encontrados no nosso planeta.

Se bem sucedida, a nova tecnologia resolverá outra questão sobre as fontes atuais de energia renovável: conseguir armazenar eletricidade mesmo em dias nublados ou quando o vento não estiver soprando, uma limitação que atinge, respectivamente, a energia solar e eólica.

Segundo o portal Olhar Digital, citando publicação do The Wall Street Journal, a lista de patrocinadores que já apoiam o projeto inclui um fundo de investimento climático cujos principais investidores são ninguém menos que Bill Gates, cofundador da Microsoft, e Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Powerwall

O CEO da empresa é Mateo Jaramillo, que também ajudou a desenvolver a plataforma de baterias Powerwall da Tesla.

Jaramillo declarou que a sua empresa se prepara para iniciar a produção da bateria que pode “aposentar totalmente o carvão e o gás natural” usados nas usinas.

Usando o ferro, a Form acredita que gastará apenas US$ 6 ou menos por quilowatt-hora em armazenamento de energia.

Em comparação, uma célula de bateria de íon-lítio, usada, por exemplo, em veículos elétricos e composta por níquel, cobalto, lítio e manganês, ​​custa atualmente até US$ 80 por quilowatt-hora.

Fonte: jornaldafranca.com.br