Termômetros marcam 37ºC e sensação térmica chega a 53ºC em Ribeirão Preto

Locais como a Avenida Jerônimo Gonçalves foram algumas das regiões mais quentes da cidade nesta segunda-feira (16). Clima seco e abafado deve seguir até o fim da semana.

Com termômetros marcando oficialmente 37ºC, a sensação térmica registrada em Ribeirão Preto (SP) chegou a 53ºC na tarde desta segunda-feira (16).

A marcação foi feita pela EPTV, afiliada da TV Globo, na Avenida Jerônimo Gonçalves, uma das principais vias da cidade, por volta das 16h.

As altas temperaturas ainda no inverno decorrem de uma onda de calor no interior do estado que fez a Defesa Civil emitir um alerta a moradores de vários municípios.

Até o fim desta semana, o clima deve permanecer quente e seco, com temperaturas na casa dos 40ºC na região.

Ribeirão Preto (SP) — Foto: Aurélio Aureliano/EPTV
Ribeirão Preto (SP) — Foto: Aurélio Aureliano/EPTV

Tanto calor é um obstáculo difícil de superar para quem trabalha sob o sol, como é o caso do ajudante de pedreiro Eliélson Costa. No local em que ele estava, a sensação térmica chegou a 40ºC. “Está ruim de trabalhar, está complicado, mas não tem jeito, tem que superar, né?”, disse.

Quem usa transporte público também enfrentou condições extremas nos pontos de ônibus da cidade.

Como se não bastasse a falta de cobertura, no local onde a auxiliar de cozinha Maria Borges esperava, na Avenida Dom Pedro I, a temperatura do asfalto estava na casa dos 49ºC. “Está muito quente, muito quente mesmo. Está demais”, afirmou.

O ajudante de pedreiro Eliélson Costa, de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Aurélio Aureliano/EPTV

O ajudante de pedreiro Eliélson Costa, de Ribeirão Preto (SP) — Foto: Aurélio Aureliano/EPTV

Fonte: G1