Tribuna de Ituverava: 76 anos de informação e profissionalismo

Vista área de Ituverava, no centro da foto, a Praça 10 de Março, um dos principais cartões de visita da cidade

Jornal fundado pelo jornalista Adhemar Cassiano completou mais um aniversário no dia 9 de julho

Se hoje essas palavras são lidas por você, seja no jornal impresso ou na internet, é porque no dia 9 de julho de 1949, o jornalista Adhemar Cassiano acreditou em seu maior sonho e fundou aquele que se tornaria um dos veículos de comunicação mais longevos de todo o país: a Tribuna de Ituverava.
Com 76 anos recém-completados, o semanário mantém as diretrizes estabelecidas no fim da década de 1940 pelo seu fundador e por Guiomar Alves Ferreira Cassiano, sua esposa e parceria na vida e no trabalho: o compromisso com a verdade, a ética, o dinamismo e a imparcialidade.
Mais de sete décadas depois, a Tribuna de Ituverava se mantém como um veículo relevante, independente e atento às inovações do mercado.
Prova disso é que foi um dos primeiros jornais da região a ter um site próprio, ainda em 2008.
O portal de notícias foi reformulado em 2017, quando ganhou um layout moderno e adaptado às redes sociais, e hoje registra mais de 1 milhão de acessos por ano.
A Tribuna de Ituverava também está presente nas principais redes sociais e abrange editorias que sequer existiam quando o veículo foi fundado, como Tecnologia.
O jornal impresso abrange áreas como Saúde, Educação, Política, Meio Ambiente, Cultura, entre outras, em seu caderno principal, além dos cadernos Variedades (com arquivo histórico e colunismo social e Teen (com filmes, livros e dicas de cozinha).

História
A história da Tribuna de Ituverava iniciou ainda em 1930, quando Adhemar Cassiano começou a trabalhar como tipógrafo e jornalista no então jornal “Folha da Semana”, de propriedade de Agostinho dos Santos.
Em 1938, foi trabalhar nas oficinas gráficas do jornal “A Cidade de Ituverava”, cujo proprietário era o jornalista Humberto França.
Em 1949, já com boa experiência profissional, a convite dos empresários, os irmãos Michel, Dib e Jorge Nunes, que eram proprietários do Cine Rosário e da Rádio Cultura de Ituverava, fundaram a Tribuna de Ituverava.
A data escolhida, 9 de julho, não foi aleatória, pois reflete muito bem o espírito do jornal ao fazer uma alusão à Revolução de 1932, movimento em que idealistas se uniram para derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e reivindicar uma nova constituição para o país.

Aquisição
O primeiro editor do jornal foi o professor João Beber Filho.
Um ano depois da fundação, em 1950, Adhemar Cassiano adquiriu a parte dos irmãos Nunes, e se tornou proprietário da Tipografia Cultura e do jornal Tribuna de Ituverava.
Deste o início, ele sempre contou com a decidida colaboração e apoio de sua esposa e companheira, Guiomar Alves Ferreira Cassiano, que foi fundamental para que o jornal se tornasse o que é hoje.
O trabalho gráfico era de forma artesanal, com sistema de tipos móveis, já que na época eram poucos os recursos técnicos, mas que eram superados pela vontade, capacidade e determinação do jornalista.
Na época de sua fundação o jornal funcionava à Rua Cel. José Nunes da Silva, 199.
A partir desta data, a redação passou a funcionar na avenida Dr. Soares de Oliveira, 1645 e hoje na Rua João Evangelista de Lima, 199A.

Transformações
Ao longo dos anos, a Tribuna de Ituverava passou por grandes transformações tanto na redação, quanto no sistema de impressão e formato, mas nunca perdeu sua linha editorial.

Tradição
Hoje, aos 76 anos e mais de 3.632 edições depois de Adhemar Cassiano ter publicado o número 1 da Tribuna de Ituverava, o jornal segue em atividade com o compromisso de defender o município acima de interesses pessoais ou de qualquer outra pessoa.
O semanário acompanhou e noticiou os mandatos de vários presidentes, governadores e prefeitos; vivenciou importantes acontecimentos nacionais, estaduais, regionais e locais e segue trabalhando diariamente para levar informações relevantes à população.

Agradecimento
Sempre com a proteção de Deus, nesse 9 de julho de 2025, a Tribuna de Ituverava agradece aos seus assinantes, anunciantes, colaboradores e leitores e reforça o seu compromisso com a ética, verdade e a informação de qualidade.

Fundadores do jornal

Os fundadores Adhemar Cassiano e Guiomar Alves Ferreira Cassiano

Ao longo dos anos, a Tribuna de Ituverava tem sido conduzida por diferentes gerações de uma mesma família.
Os fundadores Adhemar Cassiano e Guiomar Alves Ferreira Cassiano estiveram por décadas na direção do seminário e, nesse período, transmitiram os seus ensinamentos e seu pioneirismo diretamente aos filhos, o jornalista José Luiz Alves Cassiano e a professora Maria Aparecida Alves Cassiano, que faleceu dia 2 de fevereiro de 2024.
Hoje, também são atuais diretores do jornal, Maria Ernestina Martins Alves Cassiano (“Tina”), esposa de José Luiz Alves Cassiano; a filha Ana Cristina Martins Cassiano Dantas, e o marido, Daniel Dantas, casal que tem o filho Luiz Felipe Martins Cassiano Dantas.